Comprar casa em 2023 é uma boa ideia? “A inflação e a subida das taxas de juro e da Euribor farão com que as vendas caiam entre 12% e 15% e os preços das casas caiam cerca de 5%”, prevê Fotocasa. No entanto, os especialistas concordam que durante 2023 o mercado será moderado, mas permanecerá estável, diz o portal imobiliário. Para todos os espanhóis que procuram ou vão começar a procurar uma nova casa, a Fotocasa explica quais são as melhores épocas do ano para comprar.
O outono é a estação das estrelas para comprar uma casa. Após o verão, quando a oferta diminui e os preços sobem, os meses de outono chegam com a retomada da oferta. “De acordo com diversos estudos, o mês mais indicado para comprar casa é outubro”, já que o número de imóveis novos é maior e os preços caem, explica Fotocasa. Além disso, nesta altura “as instituições financeiras costumam ter boas condições nas suas ofertas de financiamento, pois estão no último trimestre do ano e querem cumprir os objetivos anuais”, acrescenta o portal imobiliário.
Por outro lado, a pior época para investir em uma casa é o verão. A Fotocasa destaca que nesta época o número de casas à venda é inferior ao resto do ano devido, em parte, ao fato de muitas propriedades serem utilizadas como casas de veraneio. Esta situação provoca um aumento generalizado dos preços. Além disso, com foco na economia familiar, os gastos das famílias tendem a aumentar quando você está de férias, então talvez seu bolso não esteja no melhor momento para comprar uma casa. “Claro que os meses de verão são uma boa opção para analisar o mercado e ver as ofertas disponíveis”, aconselha Fotocasa.
A primavera é uma estação que se caracteriza por ter muito movimento e alta competição, além disso, o clima é bom, por isso são feitas mais marcações para visitar as propriedades. “Os compradores de primeira casa, que buscam o mercado de usados, escolhem esta época do ano porque é um bom momento para planejar uma reforma. Por outro lado, os compradores de segunda habitação procuram um local pronto para usufruir durante as férias de verão”, explica o portal imobiliário.
No inverno, fatores positivos e negativos convergem para comprar uma casa. Por um lado, nestes meses a oferta disponível é aquela que não foi vendida durante o ano, pelo que é mais fácil negociar algum tipo de desconto. No entanto, a economia familiar não costuma ser das melhores, devido aos gastos com as férias de Natal e o custo do mês de janeiro.