Uma dúvida bastante frequente entre os estrangeiros que residem legalmente na Espanha surge quando eles retornam aos seus países de origem e permanecem lá por muito tempo, mas suas autorizações de residência ainda estão em vigor. Nestes casos, poderão regressar a Espanha ou poderão surgir problemas devido à prolongada ausência?
Deve-se levar em consideração que as consequências serão diferentes dependendo do tipo de autorização, pois cada autorização tem um período de ausências permitido pela regulamentação, sendo que o excedimento desses prazos pode levar à rescisão, o que levaria à perda de sua autorização de residência na Espanha.
Atualmente, os períodos em que você pode ficar fora da Espanha sem afetar sua residência são: – Seis meses fora da Espanha no período de um ano para Cartões Temporários (por exemplo, quando temos uma residência de dois anos e autorização de trabalho, reagrupamento familiar ou residência sem fins lucrativos). – Um ano continuamente fora da União Europeia para cartões de longo prazo ou de longo prazo-EU. Mas, atenção! Quem possui o cartão comunitário inicial NÃO pode se ausentar da Espanha por mais de seis meses. Enquanto quem possui o cartão comunitário permanente, que tem validade de dez anos, NÃO pode se ausentar do território espanhol por mais de dois anos. Se você pretende solicitar a nacionalidade espanhola por residência, nossa orientação é para que você não se ausente por mais de três meses de forma contínua do território espanhol. A nossa recomendação é sempre cumprir os requisitos legais tanto para renovar a residência na Espanha, quanto os requisitos para solicitar e receber a nacionalidade espanhola.