Podemos citar inúmeros novos costumes que passamos a ter este ano com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Um deles é a forma como fazemos pagamentos que já vinha sofrendo uma grande evolução e em 2020 as transações eletrônicas, compras online, mobile payment entre outros passaram a ser ainda mais comuns.
Não podemos negar que a situação de saúde provocada pelo covid-19 provocou uma mudança no comportamento do consumidor que se refletiu nos hábitos e formas de pagamento escolhidos.
Conforme publicado no informativo ElEconomista, a Ingenico, marca do grupo Wordline, fez uma análise dessa variação dos pagamentos a partir do Covid-19 através de quatro tendências que ganharão força em 2021:
- Mais pagamentos através do celular e menos dinheiro “em cash”: As compras online aumentaram quase 75% durante o confinamento, de acordo com um estudo recente da consultoria Nielsen. E segundo o último estudo da Mastercard, 67% das compras na Espanha foram feitas com cartão nos últimos meses, superando o pagamento em dinheiro pela primeira vez.
- Maior segurança com cartões sem número e “tokenização”: Uma dessas demandas é justamente a segurança. Por exemplo, a tokenização de pagamentos é uma tendência que continuará ganhando seguidores nos próximos meses. Com esta tecnologia, os números dos cartões são substituídos por ‘tokens’ no momento do pagamento, códigos não sensíveis que garantem a segurança dos dados durante todo o processo de compra.
- Lojas com menos filas e sem caixa registradora: Atualmente, os varejistas estão promovendo e desenvolvendo estratégias onde o consumidor pode fazer diferentes combinações em sua experiência de compra: comprar online e retirar na loja ou vice-versa, ir às lojas e receber os produtos em casa sem precisar de um atendente.
Quer saber mais? Acesse o nosso blog!
O que mais mudou para você? Algo te incomodou ou a pandemia veio para melhorar algumas coisas? Deixe aí a sua opinião! 🙂