Como sabemos, os controles de chegada dos viajantes foram modificados de acordo com a situação epidemiológica, tanto da Espanha como de outros países. Como ainda estamos imersos numa onda de Covid-19, é necessário implementar outros tipos de controles além dos já existentes.
Além dos controles sanitários hoje instituídos, como o controle da temperatura e a necessidade do preenchimento de um formulário online, deve apresentar um teste PCR negativo, realizado até 72 horas antes da viagem à Espanha. O teste deve ser redigido em espanhol e / ou inglês e poderá ser apresentado em papel ou em formato digital.
Este controle será feito apenas para passageiros cujo destino final seja a Espanha. Para todos os passageiros internacionais em trânsito em um porto ou aeroporto espanhol, não será necessário realizar este exame de saúde.
O primeiro controle a que eles podem nos sujeitar é controlar a temperatura para detectar pessoas que estejam igual ou superior a 37,5 ºC.
As companhias marítimas, sob a supervisão da “Sanidad Exteriores”, devem medir a temperatura dos passageiros em viagens internacionais antes de sua chegada ao porto espanhol.
O segundo controle é um documento que deve ser preenchido, antes da chegada a Espanha, o “Formulário de Controle de Saúde” que pode ser feito online em https://www.spth.gob.es/ ou no aplicativo Spain Travel Health-Sp TH.
VIAJANTES DA UE QUE PRECISAM REALIZAR UMA PCR PARA VIR À ESPANHA:
Países da União Europeia / Espaço Econômico Europeu
Critérios de inclusão: áreas de risco vermelhas ou cinza, com base nos indicadores combinados de acordo com a Recomendação do Conselho 2020/1475
Alemanha;
Áustria;
Bélgica;
Bulgária;
Czechia
Chipre;
Croácia;
Dinamarca;
Eslováquia;
Eslovênia;
Estônia;
Finlândia;
França;
Grécia;
Hungria;
Irlanda;
Islândia;
Itália;
Letônia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Noruega (exceto a região de Trøndelag);
Países Baixos;
Polônia;
Portugal;
Romênia;
Suécia;