A Espanha está incentivando cada vez mais a imigração de empreendedores para o país, visando o crescimento econômico e a criação de empregos no país através de novos talentos e investimentos estrangeiros. Neste post, vamos te explicar como abrir uma empresa e quais os principais requisitos.
O seu sonho é empreender? E se você abrisse a sua própria empresa em terras espanholas? Se você curtiu a ideia, está no post certo! Esse parece ser um objetivo inalcançável, mas a gente vai te explicar porque é possível e quais os principais requisitos para começar um empreendimento na Espanha. Há muitas vantagens para os brasileiros desenvolverem o seu negócio por lá, principalmente pelo fato do país ter certa estabilidade econômica. Vamos saber mais com a gente?
Como abrir uma empresa na Espanha?
Essa é a principal pergunta quando falamos do tema. Antes de tudo, é preciso foco e planejamento. Para empreender no país espanhol, é preciso cumprir certos requisitos. O principal deles é estar regulamentado, ou seja, residir de maneira legal. Para quem ainda está no Brasil e deseja se mudar para a Espanha, é preciso solicitar um visto através do Consulado Geral da Espanha. Com o visto, é preciso apresentar previamente o projeto de negócio, junto com a documentação necessária.
Em setembro de 2013, foi aprovada a Lei de Apoio ao Empreendedor e à Internacionalização, que introduziu uma estrutura inovadora para a imigração qualificada, visando atrair talentos e investimentos estrangeiros para o país. A Lei facilita a entrada e a residência no território espanhol para as seguintes categorias: investidores, empreendedores, profissionais altamente qualificados, formação I + D + I (investigação, desenvolvimento e inovação) e transferência intraempresarial.
Tipos de empresa e principais requisitos
Quem não possui nacionalidade europeia, além de solicitar o Visto de Trabalho, deverá estar atento(a) a algumas regras aplicadas na avaliação do negócio e na viabilidade da tramitação do visto. O interessado ou a interessada:
-
Não pode ter restrições de entrada na Espanha e em nenhum país do espaço Schengen;
-
Não pode ter antecedentes criminais;
-
Precisa comprovar meios de subsistência;
-
Deve demonstrar a viabilidade do negócio;
-
Deve apresentar o Plano de Negócios, explicando a atividade que será desenvolvida, o investimento total e a rentabilidade;
-
Precisa apresentar comprovação de capital para que o negócio possa ser colocado em prática;
-
Deve apresentar cópia do passaporte e de documentos pessoais.
Quanto aos tipos de empresas que podem ser desenvolvidas na Espanha, há diferentes formas jurídicas que podem ser escolhidas de acordo com o seu porte, finalidade ou regime, por exemplo. Os principais tipos são: Empresário Individual; Empresário Individual com Responsabilidade Limitada; Sociedade Anônima; Sociedade de Responsabilidade Limitada e Sociedade Limitada Nueva Empresa.
Empreender na Espanha pode ser um processo burocrático e demorado, já que há uma demanda considerável de empresários interessados no mercado espanhol. Por isso, a Espanha Fácil está preparada para auxiliar você nessa jornada. No próximo post, iremos falar mais um pouco sobre como empreender neste país hispânico, com foco no processo do Plano de Negócios e incentivos do governo espanhol para empresários estrangeiros. Fica ligado(a)!