O principal requisito para requerer a nacionalidade espanhola por residência é que o interessado cumpra determinados períodos de residência legal e contínua na Espanha antes de apresentar o pedido, mas que tipo de residência é necessário? Obter a nacionalidade espanhola é um processo que ainda gera muitas dúvidas, uma delas é o tipo de residência é necessária para estar apto a solicitar.
O primeiro ponto a levar em consideração são os prazos, ou seja, não será suficiente ter residência legal, mas devemos cumprir alguns prazos anteriores na Espanha. Como regra geral, o período que devemos residir na Espanha continuamente e antes de solicitarmos é de 10 anos. Porém existem algumas exceções, uma delas é o prazo de 2 anos para cidadãos de países ibero-americanos, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial ou Portugal, ou suas colônias.
Uma vez que esses prazos tenham sido cumpridos, que tipo de residência necessária para ter a nacionalidade são qualquer uma das autorizações contempladas no regulamento do regime geral (sem fins lucrativos, assalariado, autônomo, dentre outras). O arraigo social, como qualquer outra autorização de residência em circunstâncias excepcionais, é uma autorização de residência perfeitamente válida, que atesta o estatuto jurídico do requerente como um requisito essencial para apresentar o pedido de nacionalidade espanhola.
Após um ano de validade desta autorização, o interessado deve modificar sua permissão. Esta mudança de cartão não implica perda de continuidade (a não ser que seja negada), mas, uma vez concedido o segundo cartão, o prazo continuará a ser contado a partir do primeiro momento do reconhecimento como residente, na primeira concessão, através da conhecida Rede de Arraigo Social.