Muitos países no mundo ainda possuem a monarquia como forma de governo, mas o que muita gente não sabe é que a Espanha ainda é um deles. O país adota o que é chamado de monarquia constitucional hereditária, ou seja, a forma política do Estado espanhol é a monarquia Parlamentarista. A mesma reconhece o rei como Chefe de Estado mas funciona a base de uma constituição que limita os poderes do rei.
Em junho de 2014 Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y Grecia, herdou o título de Juan Carlos e tornou-se oficialmente Felipe VI, rei da Espanha em uma simples cerimônia em Madri. O seu pai e antecessor Juan Carlos estava no poder desde 1975, e apoiou a constituição de 1978 que estabeleceu a Espanha dentro de uma monarquia constitucional que hoje rege o país, abdicou do cargo e terminou o seu reinado passando a coroa para Felipe de Borbón.
Há pouco mais de quatro anos Felipe IV tem governado o país diante de todas as crises e a recessão enfrentada pela Espanha nos últimos anos. Ao contrário do que se pensa, o rei da Espanha possui sim sua função no governo, sendo então Chefe de estado, e até mesmo comandante supremo das forças armadas nacionais. Além disso, o mesmo é responsável por indicar o candidato a Presidente do Governo e sancionar leis que já passaram pela corte e foram devidamente aprovadas.
Apesar disso, o rei tem basicamente a função de representar o país e não possui pleno poder de governo na Espanha, já que o Poder Legislativo recai sobre o parlamento, com deputados e senadores eleitos a cada quatro anos.
Felipe IV é formado em direito pela Universidade Autônoma de Madri e possui mestrado e Georgetown, e tem mostrado que não está apenas para formalidades, e sim a frente para defender a integridade do país.
Uma resposta
Felipe IV???
Eu diria VI!!!!