No último sábado 31 de junho de 2021 a Espanha anunciou novas regras a partir de hoje 3 de agosto de 2021 de permissão de voos desde o Brasil para a Espanha para membros diretos de família de cidadãos espanhóis e portadores de visto de longa duração, inclusive estudantes.
Unicamente poderão embarcar para a Espanha se estão dentro de alguma das seguintes categorias:
1 – Residentes na Espanha ou em Andorra;
2 – Cônjuges de cidadãos espanhóis ou com união estável inscrita em um registro público, ou ascendentes e descendentes dependentes, sempre que viajem com ou para reunir-se com o cidadão espanhol;
3 – Residentes habituais da União Europeia, Estados SchengenAssociados, Andorra, Mônaco, Vaticano (Santa Sé) ou São Marinho que se desloquem a esse país, fornecendo prova documental disso.
4 – Os titulares de um visto de longa duração emitido por um Estado Membro ou Estado Schengen Associado que se dirijam a esse país.
5 – Pessoal de transporte, marinheiros e pessoal aeronáutico, necessários ao desempenho das atividades de transporte aéreo.
6 – Pessoal diplomático e consular, de organizações internacionais, militares, da proteção civil e membros de organizações humanitárias, no exercício das suas funções.
7 – Pessoas que comprovem documentalmente motivos de força maior ou necessidade, ou cuja entrada seja permitida por motivos humanitários.
As pessoas que estão enquadradas nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 devem comprovar documentalmente tal situação junto à companhia aérea. Exemplos de alguns tipos de comprovações: passaporte, visto, cartão/autorização de residência, certidão de casamento, união estável, livro de família, etc, sempre de acordo com o caso específico.
As pessoas que estão enquadradas no item 7 devem solicitar previamente uma autorização com uma antecedência mínima de 3 dias à Embaixada/Consulado da Espanha no Brasil.
Importante comentar que as viagens a turismo desde o Brasil ainda não estão permitidas, inclusive se as pessoas estiverem vacinadas.
Importante comentar que qualquer pessoa, inclusive as incluídas em uma das categorias acima poderão ser impedidas de entrar por motivos de saúde pública. Importante cumprir os requisitos de saúde que detalharemos no seguinte post.
Fonte: Gobierno de España