A Espanha é notoriamente conhecida por seu eficiente sistema de transporte público. Ainda assim, muitos espanhóis optam por se locomover de carro pelas cidades, pela comodidade e tranquilidade, além de ser um pequeno investimento. Para estrangeiros, como este trâmite funciona?
Os requisitos necessários para comprar automóvel na Espanha são, essencialmente: possuir certificado de residência na Espanha, o NIE; não possuir pendencias de impostos e declarações de renda junto ao Ministério de Economia; e possuir carteira de motorista válida no país. Estes documentos são necessários principalmente quando se trata de compras de automóveis novos em concessionarias, que avaliam as condições da documentação com mais rigorosidade – além de tratar de todas as burocracias de registro, impostos e outros tramites.
Na Espanha, utiliza-se a Tarjeta de Inspección Técnica de Vehiculos, que certifica que o carro está com as verificações técnicas em dia; e o Permiso de Circulación com todos os detalhes do carro como documentos principais, ou seja, aqueles que sempre devem estar à mão do motorista enquanto circula. As cópias dos pagamentos dos impostos automotivos também podem ser exigidas do motorista, fique atento para sempre ter estes documentos no carro ou em mãos ao dirigir pela Espanha.
Estes documentos além de serem necessários ao motorista em casos de acidente ou emergência, são essenciais caso o motorista decida colocar seu carro à venda. Se está optando por comprar um carro usado, lembre-se de exigir esta documentação em dia.
Similar ao IPVA brasileiro, a Espanha possui o Impuesto sobre Vehículos de Traccíon Meánica, ou IVTM. Este imposto anual normalmente deve ser pago entre os meses de abril e maio, e o pagamento pode ser efetuado pela internet.
Existem diversas maneiras de comprar um carro na Espanha, seja de segunda mão ou novo. A Espanha Fácil oferece assessoria para todos os tramites de compra, através de parceria com as melhores concessionarias da Espanha. Entre em contato conosco!