Se está interessado em se mudar para a Espanha ou apenas investir em um imóvel, saiba que é possível comprar uma propriedade imobiliária no país mesmo com a alta dos preços dos imóveis e alugueis nos últimos anos devido a recessão. Por oferecer boa qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho, o país ainda atrai investidores de toda a parte do globo.
Primeiramente é essencial estabelecer em seu orçamento o quanto está disponível a desembolsar. Saiba que a Espanha oferece até mesmo uma categoria de visto para residência para quem compra imóveis no valor acima de 500 mil euros no país, que permite que o investido traga a família e até mesmo trabalhe no país.
No entanto se você não está interessado em grandes investimentos, saiba que é possível encontrar imóveis usados com valores acessíveis, principalmente em regiões mais afastadas de grandes centros comerciais e turísticos. O valor médio de um imóvel é de 100 a 80 mil euros para aquisição de um imóvel.
É claro que é preciso ressaltar que com a compra de uma propriedade imobiliária vem também os custos adicionais com documentação e impostos que devem ser considerados. Que é o caso do imposto sobre bens e imóveis, e o imposto sobre transmissão de patrimônio.
Para aquisição você precisa possuir NIE, conta bancaria, possuir o dinheiro para o pagamento total do imóvel ou dinheiro para entrada em casos de financiamentos bancários, além de comprovante de renda e contrato de trabalho. Alguns proprietários exigem fiador, especialmente em financiamentos, por isso é necessário ficar atento as condições estabelecidas.
O pagamento pode ser feito diretamente ao proprietário através de cheque bancário, por empréstimo, ou ao assumir o financiamento de outro proprietário. Caso opte por financiar o imóvel, cabe lembrar que apenas 80% do valor é financiável, o restante deve ser pago pelo comprador no momento da obtenção.