Aos aventureiros de plantão que gostam de pegar a estrada e ir desbravando novas paisagens, está na hora de dedicar alguns minutinhos a esta leitura para conhecer o que há de mais importante a respeito da circulação do trânsito e as multas mais comuns entre os turistas na Espanha. Para começar vale muito a pena saber que em terras espanholas, as infrações de trânsito são fiscalizadas por três tipos diferentes de corpos policiais.
-
Polícia local: esta depende das autoridades locais e pode multar por infrações cometidas dentro de uma cidade.
-
Polícia autonómica: atua em todas as Comunidades Autônomas (como na Catalunha e no País Basco) e contam com um corpo de polícia próprio.
-
Guardia Civil de Tráfico: é responsável por fiscalizar as estradas na Espanha toda. Não podemos esquecer de citar os funcionários das empresas de parquímetro, pois estes também podem aplicar multas.
Agora que você já sabe quem é responsável pelo quê, listamos aqui as infrações mais comuns e que pedem bastante atenção do turista para evitar dor de cabeça:
-
Excedente de limite de velocidade: a máxima nas autopistas e autovías é de 120 km/h; nas estradas pode variar; dentro das cidades, o máximo é sempre de 50 km/h, porém podem existir ruas “pacificadas” onde o limite de velocidade desce até 30 km/h;
-
Bem como no Brasil, se você for pego falando ao telefone enquanto dirige, a multa é garantida;
-
Não ouse ultrapassar em trechos onde não está permitido (identificados com uma linha contínua).
-
Nem ultrapasse sem usar o indicador de direção (pisca-pisca);
-
Vai pegar um túnel? Então não dispense o farol;
-
É um clássico, mas temos sempre que lembrar: nada de beber e dirigir. Caso você se recuse a fazer o teste do bafômetro pode ter uma pena entre 6 meses e 1 ano de prisão.
-
Respeite o cruzamento de pedestres;
-
Use cinto de segurança, seja nos assentos dianteiros como nos traseiros;
-
Nada de colocar menores de 12 anos no colo enquanto dirige e nem mesmo no banco da frente;
-
E andar com crianças de menos de um metro e meio de altura sem o equipamento de segurança homologado (assento adaptado) é infração.
Agora que já alertamos você, também vamos orientar caso você infelizmente cometa alguma multa. Neste caso não há saída senão pagá-la! Se você for flagrado por um agente de trânsito, na condição de estrangeiro não residente, deverá pagar a multa na hora (e isso será feito com desconto). Então, é possível ligar da Espanha para o número 060 e realizar o pagamento através do cartão de crédito:
-
Pela internet: Dirección General de Tráfico de España
-
Nas agências do banco La Caixa (Caixabank)
-
Correios da Espanha: Delegacias Provinciais de Trânsito – Jefaturas Provinciales de Tráfico, podendo escolher entre crédito ou débito.
Se o pagamento for feito dentro do prazo de 20 dias a partir da data que a multa for aplicada, tem desconto de 50%.
Uma resposta
Eu já fiz várias viagens de carro por Espanha, França, Portugal, Andorra e Itália, por incrível que pareça até hoje não cometi nenhuma infração, quando você está num país onde as pessoas respeitam as normas de trânsito você naturalmente para a agir corretamente.
São experiências maravilhosas viajar sem destino e ir parando quando enxerga um castelo ou uma cidade interessante para se ver. Agora infelizmente com a pandemia não podemos viajar, mas assim que se normalizar as coisas, pé na estrada. abraços!