Em épocas de dificuldade econômica como a que se vê nos dias de hoje, empresários e investidores precisam de um cuidado extra na hora de investir. Uma análise dos setores em alta e as previsões de crescimento para o mesmo devem ser feitas com cuidado, para não cair em armadilhas. Por isso, hoje apresentamos dados que podem servir como guia para empresários em busca de um bom investimento na Espanha – país que vem mostrando bons índices de recuperação econômica em meio a crises europeias. Para pequenos e médios empresários que pensam em levar seus ganhos para a Espanha, boas notícias: setores imobiliários e de TI estão em expansão no país, e vêm se mostrando favoráveis nos últimos meses.
Segundo a Câmara de Comércio Espanhola, investimentos brasileiros na Espanha continuam relativamente reduzido – o que aumenta as chances de um investimento ser inaugurado de forma inovadora no país. No Brasil, a Espanha é a segunda maior investidora, e possui expressão econômica na região. Para estimular a troca entre Brasil e Espanha, diversos grupos empresariais fazem eventos que promovem e discutem formas de expandir o comercio entre os dois países.
No campo de teoria da informação o Brasil possui amplos conhecimentos e expertise, com profissionais capacitados. Por ser uma área de grande importância na Espanha, acaba sendo um bom nicho a se explorar no país, seja em parceria entre empresas ou investimentos. No mercado imobiliário, o país apresenta queda nos preços de venda de imóveis residenciais e comercias, tornando a entrada e estabilização no pais mais fácil.
Ainda segundo a Câmara de Comércio, o comercio bilateral entre Espanha e Brasil vem crescendo nos últimos anos. Em 4 anos – entre 2009 e 2013 – esta troca cresceu em 74,9%, de tímidos US$ 4,6 bilhões, para US$ 8 bilhões. As exportações do Brasil para a Espanha cresceram 34,5% e a Espanha chegou a ser a 14ª principal parceira comercial do Brasil. Isto mostra que as relações comerciais entre os países estão cada vez mais favoráveis para o investidor brasileiro em busca de novas oportunidades de negócio – ou com interesse em expandir o seu.