Para muitos brasileiros o sonho de morar no exterior não é mais uma realidade distante. Com o devido planejamento e estabilidade no país, é possível solicitar o visto de residência na Espanha, e obter direitos legais de morar no país.
Com as diversas parcerias entre Brasil e Espanha cada vez mais sólidas, este tipo de visto vem sendo facilitado, principalmente para aqueles que buscam investir no país. Relações bilaterais entre os países favoreceram àqueles que possuem negócios ou pretendem abrir empresas na Espanha, e impulsionar sua economia. Isso acontece não só com melhores taxas de impostos, mas também para obtenção de vistos e residência para o próprio empreendedor e posteriormente sua família – ou o reagrupamento familiar.
Aposentados também têm este trâmite facilitado pois a mensalidade recebida no Brasil é considerada uma renda fixa e estável, e caso possuam suficiente para manter a família no país, é dado o direito de solicitar visto de residência na Espanha para si e seus familiares. Esta é uma demanda de solicitações que vem crescendo cada vez mais, pois facilita ao cidadão brasileiro residir em um país com melhor qualidade de vida por outros meios que não seja estudo ou trabalho, diminuindo as fronteiras entre os países.
A vantagem de se obter este tipo de visto é que ele não é necessariamente vinculado à obrigatoriedade de se ter um trabalho na Espanha. No entanto, é mandatório que o candidato possua renda comprovada e suficiente para se manter no país de modo estável – como é o caso de muitos aposentados. Após dois anos com este tipo de visto, é possível solicitar a nacionalidade espanhola, e usufruir de todos os benefícios de qualquer outro cidadão espanhol.
Esta renda deve corresponder a, no mínimo, 400% do valor estipulado pelo IPREM (Indicador público de Renta de Efectos Múltiplos), fixada em abril de 2015 em 532,51 euros.