Muita gente questiona sobre a possibilidade de obter cidadania espanhola com a compra de uma casa na Espanha, mas isso não passa de um mito. Apesar de ser um investimento rentável e muito procurado por estrangeiros no país, dá apenas direito ao visto de residência. Seja qual for seu motivo para aquisição de um imóvel, é preciso ficar atento a alguns detalhes.
Poder morar em um dos países mais seguros e com uma qualidade de vida superior é um atrativo decisivo na hora de optar por comprar um imóvel na Espanha.
O preço é uma variável nesse processo, assim como um aluguel de imóvel no país, os valores variam de cidade para cidade e diversos outros fatores, como por exemplo estar situado perto de áreas turísticas ou grandes centros comerciais. Em cidades como Barcelona, o preço de um imóvel em área central pode ser mais salgado então vale ficar atento a quanto você pretende desembolsar.
Para entrada nos tramites para a compra de imóvel é imprescindível já possuir o documento de identificação de estrangeiros, o NIE, junto a autorização de residência. Possuir conta em banco na Espanha, corresponder aos requisitos do contrato de compra e venda como pagamento de valor adiantado como garantia, e a comprovação de meios financeiros para tal transação.
Esta opção geralmente é procurada por aqueles que possuem visto de residência não lucrativa na Espanha, e em menor volume a aqueles que estão residindo a trabalho junto com seus familiares.
Já para adquirir uma autorização de residência de investidor, é necessário adquirir um ou mais imóveis com valor superior a 500 euros. A lei é relativamente recente e foi criada em um momento que a Espanha estava com dificuldades financeiras pela crise que o país enfrentou, sendo obrigado a criar outras modalidades de visto a fim de atrair potenciais investidores para aquecer a economia do país.