Em cada região e demarcação consular existe um posto do registro civil espanhol, que realiza tramites de registro de espanhóis e estrangeiros. O registro civil da Espanha é um serviço único, ou seja, está integrado aos registros municipais, consulares e pelo registro civil central. Cada oficina se divide em quatro setores de tramites: registros de nascimento, matrimônios, óbito e tutelas/representações legais.
Para residentes estrangeiros na Espanha, principalmente aqueles que conseguiram a nacionalidade recentemente, os serviços mais procurados são relacionados a nascimentos, matrimônios e de nacionalidade. Hoje explicamos quando a mudança de nome pode e deve ser feita!
Para mudar o nome ou sobrenome, o cidadão deve estar atento às regras espanholas de registro de nomes – nomes que de conotação ofensiva ou dúbia podem ser negados pelos oficiais do Registro Civil. Em caso de estrangeiros que adquiriram a nacionalidade espanhola, caso o nome de registro original não se enquadre conforme as leis espanholas, este deverá ser substituído perante a oficina de registro civil.
Mais detalhes sobre outros processos e trâmites do registro civil, acesse o site do ministério da justiça da Espanha.
Para nomes próprios que venham de um sistema de escrita diferente do espanhol (como caracteres chineses, árabes, etc), será adotada a transcrição, adaptação gráfica ou fonética para registro no país. A regra vale também para nomes de escrita latina, em que, nos em casos que se fazem necessários, pode ser solicitada também a adaptação ortográfica para o espanhol, de modo a facilitar a escrita e pronúncia na Espanha.
Exemplificando: Um brasileiro que em sua certidão de nascimento brasileira aparece somente o sobrenome da mãe. Quando o mesmo recebe a nacionalidade espanhola, receberá a certidão de nascimento espanhola e seu nome na certidão de nascimento espanhola deverá constar a filiação materna e paterna. Por tanto, aparecerá o primeiro sobrenome paterno e o primeiro sobrenome materno. Atualmente, os solicitantes podem decidir que o sobrenome materno apareça como o primeiro e o paterno como o segundo.
Para os casos de brasileiros que possuem a nacionalidade espanhola e tiveram um filho saibam que:
– Segundo a legislação espanhola vigente se poderá por unicamente 2 (dois) nomes próprios ou um nome composto.
– Importante comentar que atualmente a legislação espanhola permite por nomes estrangeiros.
– Importante comentar também que este espanhol nacionalizado se no 1º filho optou por pôr 1º o sobrenome da mãe e em 2º o do pai para os filhos que possua a continuação todos deverão seguir esta ordem.
Na Espanha quando um brasileiro recebe a nacionalidade espanhola por residência prévia à emissão da certidão de nascimento espanhola o mesmo terá uma entrevista com autoridade do Ministério de Justiça na qual poderá indicar como deseja que figure seu nome na certidão de nascimento espanhola, desde que cumpra os requisitos descritos acima.
Um brasileiro que reside no Brasil e possui a concessão da nacionalidade espanhola recebe a certidão de nascimento espanhola por correios ao seu endereço dessa forma não possui a opção prévia de decidir junto com a autoridade consular o nome espanhol a adotar. Na certidão espanhola possivelmente existirá uma modificação do nome constando primeiro o sobrenome do pai e em segundo lugar o sobrenome da mãe. Caso o espanhol nacionalizado não esteja de acordo poderá iniciar um expediente de modificação de nome pelo que usa habitualmente.
No Brasil é habitual que quando ocorra um casamento a esposa coloque um dos sobrenomes do marido. Na legislação espanhola não é permitido. Os espanhóis e espanhóis nacionalizados sempre deverão manter os sobrenomes de nascimento. Nesta mesma situação a brasileira nacionalizada espanhola em questão possuirá um nome no passaporte brasileiro (com sobrenome do marido) e outro nome com o passaporte espanhol. Para esses casos sempre recomendamos que junto aos 2 passaportes leve a certidão de casamento onde consta a averbação com a modificação dos nomes no Brasil.
A Espanha Fácil está preparada para assessorá-lo nos diversos tramites para obtenção da nacionalidade espanhola, bem como os tramites prévios e posteriores a este! Conte com nossa equipe para começar uma nova vida adquirindo uma nacionalidade européia (espanhola).
52 respostas
Olá,
Sou brasileira e meu nome é Livia Nogueira Mecocci.
Aqui no Brasil, usualmente o 1 nome é da mãe e o 2 nome é do pai.
Sendo assim, o sobrenome da mãe que vai para os filhos é o do Pai (avó).
Logo meu filho se chama Felipe Manrique Mecocci ( trocamos a ordem, mas o sobrenome que ficou foi o do meu pai)
Até ai tudo bem, porém meu marido, espanhol, registrou o nosso filho, e o nome dele ficou Felipe Manrique Nogueira (um nome que não é o dele, muito menos o sobrenome do meu pai).
Ele não tem esse sobrenome de batismo. É outra pessoa.
Como posso fazer para reparar esse erro?
A Espanha não pode mudar o nome do meu filho.
obrigada,
Vou começar o processo de cidadania espanhola e meu registro de nascimento brasileiro somente consta o sobrenome da minha Mae. Portanto, tenho só um. Terei problemas por isso? Obrigada
Atualmente, os solicitantes podem decidir que o sobrenome materno apareça como o primeiro e o paterno como o segundo. Qual é lei onde podemos verificar isto: Quero ir com a lei em maos, para o caso de haver alguma discussão.
Olá Kaleb, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Bom dia, fiz o processo de cidadania espanhola dos meus dois filhos, nascidos no Brasil, os nomes de Registro da minha ex-esposa é Patrícia Valéria Francisco Fernandez Gonzalez, e meus filhos foram registrados na certidão brasileira Victória Fernandez Gonzalez e Juan Fernandez Gonzalez, quando da Cidadania espanhola, foram registrados como Victória Fernandez Francisco e Juan Fernandez Francisco.
Eles foram estudar em Porto Portugal, faculdade de porto, entraram portanto com o nome de registro Brasileiro, mas pela cidadania esponhola entraram em Portugal com o passaporte espanhol, e estão morando em Portugal, mas com este problema de terem dois nomes de registro, nao podendo abrir conta com o nome espanhol nos bancos, a pergunta é o registro espanhol pode ser alterado para os nomes brasileiros?
De Victória Fernandez Francisco para Victória Fernandez Gonzalez?
E de Juan Fernandez Francisco para Juan Fernandez Gonzalez?
Olá Rafael, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Já foi atendido por uma companheira.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Boa tarde,
Meu filho é nascido no Brasil e tem primeiro o sobrenome da mãe e depois o sobrenome do pai. Eu sei que de acordo com a lei espanhola a sequência é o sobrenome do pai e depois o do mãe. Eu gostaria que ele adquirisse a cidadania espanhola e mantivesse o nome conforme registrado no Brasil. Isso é possível?
Olá Eduardo, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Bom dia. Meu nome brasileiro é um e no passaporte espanhol é outro. Vou mudar pra PT ano que vem usando meu passaporte espanhol para entrar na UE. Para eu emitir meus documentos de legalização em PORTUGAL eu uso meu nome brasileiro ou o que consta no passaporte espanhol ?
Olá Lorena, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Olá..
Minha esposa acaba de ter uma filha na Espanha, tudo deu certo como o esperando , só que realizamos o registro de nascimento dela com o mesmo sobrenome do nosso primeiro filho que nasceu no Brasil, e utilizamos o primeiro sobrenome do pai e o último da mãe. Vamos pedir a cidadania por simples presuncion , Gostaria de saber se tem a possibilidade da criança continuar com o mesmo sobrenome do irmão ou o juíz tem o direito de fazer uma alteração ? Qual a lei onde podemos verificar isto: Quero ir com a lei em maos, para o caso de haver alguma discussão.
Olá Cairo, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Te enviamos as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Olá Cairo, me desculpe te perguntar, mas estou com o mesmo caso, quero registrar meu filho com o mesmo nome do meu mais velho, assim como o seu foge da regra daqui da Espanha. Poderia me informar se seu caso foi aprovado? Obrigada!!!
Olá Nayara, boa tarde!
Agradecemos seu contato.
A sua mensagem já foi respondida por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil te deseja um bom dia!
Atenciosamente,
Ola ..me chamo geliane……minha filha nasceu na espanha e foi registrada lá! Nao pelo pai biológico! Depois de alguns anos a pessoa que registrou esteve no Brasil.e solicitou a justiça Federal a retirada do nome dele do registro dela…e foi concedido! Só fiquei sabendo em 2020 quando precisei fazer uns documentos dela.. o cartorio me informou k ela estava sem o nome paterno no registro..e eu precisava regularizar! O pai biológico fez um novo registro troquei todos os documentos dela..os brasileiros.agora preciso sair do país de novo e enfrento problemas pra renovar o passaporte espanhol….visto k o nome do pai foi alterado.como devo proceder? Essa troca precisa ser dei feita no cartório espanhol? Isso faz com que ela perca cidadania espanhola! Me ajudem por favor
Olá Geliane, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Já foi atendida por uma consultora da nossa equipe por whatsApp na sexta-feira.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Boa tarde!
Uma dúvida,
“Na Espanha quando um brasileiro recebe a nacionalidade espanhola por residência prévia à emissão da certidão de nascimento espanhola o mesmo terá uma entrevista com autoridade do Ministério de Justiça na qual poderá indicar como deseja que figure seu nome na certidão de nascimento espanhola, desde que cumpra os requisitos descritos acima.”
Meu nome é bastante longo. Tenho quatro sobrenomes: O primeiro é dos meus avós maternos (minha mãe não tem esse), o segundo da minha mãe, e os dois últimos do meu pai. Como ficaria o meu nome espanhol? Quais liberdades eu teria nesse caso? Se puderem me orientar eu agradeço muito.
Olá Amanda, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Sou neto de espanhol que nasceu no Brasil. Há uns 10 anos obtive a cidadania espanhola por iniciativa do meu pai. Agora estou pensando em morar na Europa. Contudo, na minha certidão de nascimento espanhola meu sobrenome materno. foi substituido por outro e colocado ao final do nome. Portanto, o meu nome da nacionalidade espanhola é substancialmente diferente do meu nome brasileiro. Tenho medo que isso se torne motivo para confusão. Tem como eu entrar com algum pedido junto ao consulado espanhol para corrigir esse problema?
Olá José, boa tarde!
Agradecemos seu contato.
A sua mensagem já foi respondida por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil te deseja um bom dia!
Atenciosamente,
Ola,
Tenho um filho e minha mulher é espanhola. Na hora de registra-lo na Espanha tivemos que colocar um sobrenome diferente do registro no Brasil. Temo que isso traga problemas burocráticos para ele. Existe a possibilidade de mudar a forma de sobrenome espanhol para adequar a forma brasileira? Ele pode ter problemas com a diferença de nomes?
Desde já obrigado
Olá, bom dia! Te respondemos por e-mail. Obrigado!
Sou nascida no Brasil, já tenho cidadania espanhola,. Como eu gosto do sobrenome de minha mae espanhola(Moreno), registramos meu filho no BR assim:
. Nome + o meu sobrenome que é de minha mae e depois o sobrenome do pai do meu filho.
. Agora, de acordo com as regras do registro na Espanha, na cira de meu filho teria que desconsiderar o sobrenome MORENO de minha mae e add o de meu pai (avô brasileiro de meu filho).
Existe condição disto não acontecer?
Justamente o sobrenome de minha mãe, que é a espanhola casada com brasileiro, e que proporcionou a dupla cidadania!
Estou chateada com isto
Se puderem me orientar alguma chance, agradeço.
Marina Leite Moreno (meu registro na Espanha)
Marina Moreno Leite (meu registro no Brasil)
Leia CITA e não CIRA, conf. digitado anteriormente
Entendido,obrigado!
Olá, boa tarde! Iremos te responder por e-mail. Obrigado!
Olá!
Sou brasileira, estou morando na Espanha e estou grávida. Meu bebê vai nascer em Espanha e tenho dúvidas se poderei colocar nome composto em meu filho ( Luís Francisco, no caso), assim que ele nascer darei entrada na nacionalidade espanhola por simples presuncíon. O registro de nascimento é feito automaticamente no hospital que ele vai nascer? Qual(is) documento(s) o hospital tem que emitir?
Desde já, agradeço.
Olá, bom dia! Vamos te responder por e-mail. Obrigado!
Boa tarde!
Tenho situação semelhante a de outros aqui. Sou neto de espanhol nascido no Brasil. Meu avô tinha sobrenomes Pereira Garcia e minha avó Cardoso Garcia (o Garcia foi de casamento). No processo de reconhecimento de nacionalidade, meu pai recebeu “Pereira Cardoso”, ou seja, não recebeu o Garcia do meu avô. (e sim o Pereira). Minha mãe (brasileira) é Cardoso Pereira. Eu recebi os sobrenomes de “Pereira Cardoso” no meu processo de reconhecimento de nacionalidade.
Gostaria de alterar meu nome espanhol para ter o sobrenome de Garcia, porque é o meu sobrenome aqui no Brasil (além de ser o sobrenome do meu avô espanhol).
Olá, bom dia! Iremos te responder por e-mail. Obrigado!
Quero colocar meu segundo sobrenome e o primeiro sobrenome da mae em meu filho nascido na espanha,Sou obrigado a colocar meu primeiro sobrenome em meu filho?
Ex: Pai- Gustavo Lima Sotto junior
Mae – Maria Julia Lopes
Queremos – Pedro Sotto Lopes
Sou obrigado a colocar – Pedro Lima Lopes? (Nomes figurativos)
Olá, bom dia! Iremos te responder por e-mail. Obrigado!
Olá, boa noite!
Meu avô era espanhol e vou tentar tirar minha cidadania pela LMD. Irei tentar tirar em seguida a cidadania da minha filha também.
No caso dela, como ficará seu sobrenome, que aqui no Brasil é composto por 4 sobrenomes intercalados, sendo 2 sobrenomes meus e 2 da minha esposa?
Olá, bom dia! Iremos te responder por e-mail, obrigado!
Olá.
Para a cidadania espanhola já ouvi dizer que é obrigado a ter 2 sobrenomes certo? Se meu documento do Brasil só consta o do meu pai posso fazer a solicitação colocando o do meu pai e da minha mãe por exemplo:
Me chamo Elen Cristina Piva
O sobrenome da minha mãe é Lupiañez
Mesmo no meu documento do Brasil n constando, posso solicitar minha cidadania com o nome de Elen Cristina Lupiañez Piva?
Ou tenho que alterar todos os documentos antes de solicitar a documentação?
Olá, bom dia. Respondemos por e-mail, obrigado!
Ola, meu nome na certidão de nascimento no Brasil é Jeanine Feijó Reginaldo, mas desde pequenaeu sou conhecida e chamada por Nina Feijó, quando eu for receber a Nacionalidade espanhola eu posso escolher por alterar meu nome para esse meu apelido? Ou tenho que trocar no Brasil primeiro meu nome antes de pedir a Nacionalidade?
Obrigada
Olá, boa tarde! A princípio se deve manter os nomes que estão nas certidões oficiais, mas há casos e casos. Por favor responda ao nosso e-mail para que possamos conversar, entender melhor seu caso e te ajudar da melhor forma possível. Obrigado!
Bom dia, poderiam me ajudar com uma dúvida?
Sou brasileiro e minha esposa española. Estamos tentando engravidar e temos a dúvida se ao nascer a criança, poderiamos registrar com meu 2o sobrenome (do meu pai) e o sobrenome dela normal do pai (seu 1o). Ou obrigatoriamente teremos que registrar com o meu 1o de minha mae?
Estou vendo para solicitar minha nacionalidade espanhola por residencia, mas se engravidamos antes como posso fazer para passar meu 2o sobrenome como primeiro do meu filho? Tenho que tentar trocar os meus sobrenomes de ordem no Brasil por exemplo?
Aguardo o email para conversar-mos e muito obrigado.
Olá Aislan, boa tarde! Maravilha, iremos entrar em contato por e-mail para conversarmos melhor. Obrigado!
Ola.
Tenho uma dúvida, eu e meu esposo somos brasileiros e residimos na Espanha, nosso bebê nasceu agora.
A dúvida!! Gostaria de saber se ao registrar ele podemos usar o ( SEGUNDO ) sobrenome da mãe e do pai
( OU É OBRIGATÓRIO USAR O PRIMEIRO SOBRE NOME DA MÃE E DO PAI? )
AGUARDAMOS RESPOSTAS
OBRIGADA!!!
Olá! 🌟 Na Espanha, ao registrar seu bebê, geralmente se usa o primeiro sobrenome do pai seguido do primeiro sobrenome da mãe. Porém, com a nova legislação, os pais podem acordar a ordem dos sobrenomes, escolhendo qual sobrenome (primeiro ou segundo) de cada um será usado, desde que seja feito de comum acordo no momento do registro. 📝💬 Se tiverem mais dúvidas, podem mandar um WhatsApp: https://www.espanhafacil.com/wa-blog ! Abraços e parabéns pelo bebê! 🍼✨
Estou com todos documentos prontos para marcar a Cita no consulado espanhol de SP, mas me veio duas dúvidas:
Devo preencher todos documentos com meu nome de casada, inclusive no e-mail para agendamento da cita?
Ou devo preencher os campos com meu nome, primeiro apellido com o sobrenome do meu pai e no segundo apellido com o sobrenome da minha mãe, mesmo que eu nunca tive o sobrenome dela?
Olá Regina,
Sou Jessika da equipe Espanha Fácil, um prazer receber a sua solicitação.
A Espanha Fácil é especialista em assessoria de imigração, nacionalidade, intercâmbio, assessoria imobiliária e fiscalidade internacional para Espanha há mais de 15 anos.
Vídeo Institucional Espanha Fácil: https://youtu.be/sq7NJo5WaVM
Nós prestamos assessoria para processos de nacionalidade, o custo é a partir de 500 euros. Para que possamos seguir com um atendimento mais dinâmico, poderia por favor informar seu número de whatsApp?
Eu tenho apenas um sobrenome., o do meu pai, pois quando minha mae, quando se casou, adotou o sobrenome do meu pai, inclusive por nao gostar do sobrenome de familia.. Quando eles se separaram, ela manteve o nome de casada. Como ficaria meu sobrenome espanhol, já que os dois sobrenomes ficaram iguais? E tenho curiosidade para saber também como ficaria o sobrenome de uma pessoa que foi registrada apenas no nome da mae, com pai desconhecido, por exemplo
Oi! Sobre a adaptação de sobrenomes ao adquirir a nacionalidade espanhola, geralmente, a Espanha respeita a forma como seu nome está constituído no país de origem. No seu caso, se você possui apenas um sobrenome, é provável que mantenham assim, a menos que haja alguma especificidade na legislação que permita ou exija a adição. Para pessoas registradas apenas com o sobrenome da mãe, a Espanha também costuma manter essa estrutura. No entanto, cada caso pode ter suas particularidades. Recomendo entrar em contato direto com o consulado ou com um serviço especializado para obter informações precisas e adaptadas ao seu caso específico. 😉🇪🇸
Olá. Recebi minha nacionalidade espanhola a pouco. Meu pai, filho de espanhol, tem o sobrenome Marques no Brasil mas minha avó é Márquez. Preciso mudar meu sobrenome para o sobrenome espanhol? Isso muda em alguma coisa?
Oi! Parabéns pela nacionalidade espanhola! Sobre o sobrenome, essa é uma questão interessante. Na Espanha, a ortografia dos sobrenomes é bastante respeitada, mas a necessidade de alterar seu sobrenome para refletir exatamente a grafia espanhola, como “Márquez” no seu caso, não é obrigatória para reconhecimento da cidadania ou direitos legais.
Seu sobrenome como está não deveria impactar seus direitos ou status, mas se você deseja alinhar com a tradição familiar ou por preferência pessoal, é uma escolha sua. Mudar oficialmente pode envolver um processo legal.
Oi! Recentemente recebi minha certidão espanhola. A minha família de origem espanhola tem o sobrenome Márquez que no Brasil, nos nossos sobrenomes ficou Marques. Ao retirar essa cidadania meu sobrenome volta para o Márquez? Ou permanece como no Brasil?
Oi! Que legal receber sua certidão espanhola! Sobre o sobrenome, não se preocupa, ele permanece como está no Brasil. A versão do seu sobrenome não muda automaticamente com a cidadania. “Marques” no Brasil ou “Márquez” na Espanha, o importante é que ambos refletem sua herança familiar. Se quiser, pode explorar a mudança por vias legais, mas isso é totalmente opcional.
Consegui a nacionalidade española por tempo de residencia e tive que voltar a usar o meu nome de solteira mesmo tendo a resoluçao favorável ao meu nome de casada o grande problema está sendo o seguinte . Meus filos ( também brasileiros ) conseguiram a nacionalidade espanhola através de mim e no cartório de registro civil eles foram tao rudes que nao foi possível manter o nome de nacimento brasileiro para os pequenos . É possível conseguir uma resoluçao pela justiça “obrigando” que o cartório de registro civil de Sevilla altere o nome que “criaram” para os meus filhos ( que foi o primeiro nome da avó paterna e o primeiro nome da avó materna) ?
Olá, tudo benm?
Primeiro, parabéns pela conquista da nacionalidade espanhola! Sobre a questão dos nomes, entendo que pode ser frustrante. Na Espanha, as normas de registro de nomes podem diferir bastante das brasileiras, especialmente em relação aos sobrenomes. Mas há esperança!
Sim, é possível buscar uma solução legal se o nome registrado dos seus filhos não reflete a identidade com a qual vocês se identificam. Recomendaria consultar um advogado especializado em direito civil/familiar na Espanha que possa avaliar o caso e aconselhar sobre as melhores ações legais. Eles podem orientar sobre a possibilidade de entrar com um pedido na justiça para alterar o registro, baseando-se em argumentos válidos que respeitem as leis de nomes e identidade pessoal.
Processos judiciais podem levar algum tempo e requerem documentação adequada, então é importante ter paciência e seguir as orientações do seu advogado. Lembre-se, você tem o direito de lutar pela identidade de sua família.