PESSOAS VACINADAS COM JANSSEN VÃO
A Comissão de Saúde Pública aprovou, nessa terça-feira (26),a proposta, feita pelos especialistas da apresentação da vacina,de dar uma dose de reforço aos quase dois milhões de pessoas que receberam o soro Janssen, em dose única, na Espanha. Ostécnicos recomendaram que uma dose de reforço fosse inoculada com a vacina de Pfizer ou Moderna, quando se constatasse diminuição da proteção. Dessa forma, os maiores de 40 anos vacinados com Janssen começarão a receber a dose de reforço a partir de 15 de novembro.
O objetivo é vacinar as pessoas, pelo menos, três meses após a vacina Janssen e, se possível, começar por quem tomou a primeira dose há mais tempo. Dessa forma, a organização propõe que caso seja necessário, estabelecer priorização, na administração das doses de reforço da vacina, com residentes em centros para idosos, seguido por idosos de 70 anos ou mais (a partir de 6 meses do regime inicial, incluindo os vacinados com 1 dose de Janssen dessa idade) e, posteriormente, com os vacinados com uma única dose da vacina Janssen (a partir de 3 meses após a dose inicial).
No caso de pessoas com histórico de infecção sintomática ou assintomática por SARS-CoV-2, independentemente, da data de confirmação e idade, serão vacinadas da seguinte forma: se a infecção ocorreu antes da administração da vacina Janssen, não é necessário para as doses de reforço. Mas se a infecção ocorreu após a vacinação com Janssen, a dose de reforço com RNA será administrada pelo menos três meses após a infecção.
Fonte: La Razon