A Agência Tributária devolveu 10,428 bilhões de euros a 14 milhões de contribuintes do IRPF na “Campaña de la Renta 2019”, marcada pela crise do Covid-19, de forma que em 30 de dezembro de 2020, 97,2% das devoluções solicitadas em número e 93,2% em valor já haviam sido pagas.
O registro de devoluções online cresceu 93% em comparação aos 88% do ano anterior. Além da web como principal canal telemático onde foram entregues 19,28 milhões de declarações, os contribuintes também aumentaram a utilização do aplicativo móvel da Agência Tributária, com 365 mil declarações, 25,8% mais do que no ano passado. Por sua vez, foram protocolados 319 mil extratos em escritórios, ante os quase 2,1 milhões do ano anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério da Fazenda.
O Departamento chefiado por María Jesús Montero destacou que, em número, as devoluções pagas cresceram 0,3% em relação à campanha anterior (-0,12% dos pedidos), enquanto que em valor aumentaram mais de 3%, o mesmo que os montantes solicitados.
Com uma Campanha do IRPF marcada pela Covid-19, 2019 foi caracterizado por uma aceleração muito importante nos depósitos na Internet. Desde o início do ano até 7 de maio, quando foi lançado o plano “Le Llamamos” para a preparação de declarações de impostos por telefone, 27% a mais de contribuintes apresentaram declarações, ou seja, mais de um terço de todas as declarações de impostos da “Campaña”.
No contexto da emergência sanitária, a AEAT decidiu manter o início previsto da campanha (1º de abril) para que os contribuintes recebessem as devoluções o mais rápido possível, tendo em conta que a grande maioria dos contribuintes faz a declaração pela internet.
Com isso, um plano de atendimento telefônico personalizado multiplicou a capacidade do “Le Llamamos” e atendeu um total de 1.155.000 declarações feitas desde o seu lançamento em 7 de maio, ante 239 mil em 2018, quando o serviço funcionou durante os três meses de campanha.