A reciclagem na Espanha é feita de maneira simples e o Governo oferece todos os meios para que o lixo seja corretamente reciclado. As cores facilitam a organização e faz com que quase 99% do território espanhol tenha este serviço eficiente. O material orgânico é depositado no container marrom, vidros pertencem ao de cor verde, papeis e papelão no de cor azul e plásticos e alumínios no de cor amarela.
No ano 2000, foi imposto o Plano Nacional de Resíduos Urbanos na Espanha o que evoluiu a consciência ecológica da população. O lixo que a população não seleciona é posteriormente classificado e cerca de 50% conseguem ser reciclados. Uma parte descartada vira fertilizante agrícola.
Mas você sabe onde depositar as máscaras e luvas descartáveis que estão sendo muito utilizadas neste período de pandemia? Vale lembrar que esse material não é biodegradável, então uma reciclagem incorreta pode beneficiar a propagação do vírus.
Onde houver casos de pessoas positivas para o Covid-19, os resíduos do infectado devem ser colocados em um saco plástico em uma lata de lixo no próprio quarto, sem fazer qualquer separação. O saco plástico, bem fechado, deve ser colocado em um segundo saco plástico e esse lixo será depositado junto com o restante do lixo doméstico em um terceiro saco.
Essa terceira sacola será depositada no recipiente de lixo doméstico, para o contêiner cinza de ‘restos’, para onde geralmente vão os resíduos que não podem ser reutilizados.
Se não houver casos de coronavírus em casa, o processo será mais fácil. Basta manter os resíduos normais das máscaras e luvas usadas devidamente separados. Essas máscaras e luvas serão colocadas em um saco plástico em uma lixeira diferente do restante do lixo.
O saco com as máscaras e luvas deve ser depositado no container de ‘resíduos’ que poderá ser reciclado sem problemas. Caso essa separação não possa ser realizada, todos os resíduos devem ir para o contêiner de restos.