Num novo ranking do portal imobiliário Idealista, dos municípios mais procurados para aluguel de imóveis, voltam a destacar-se as localidades da periferia de grandes metrópoles como Madrid e Barcelona. Torrejón de Ardoz (589 euros/mês) e Hospitalet de Llobregat (939 euros/mês) são os exemplos mais destacados numa lista que inclui também Fuenlabrada, Móstoles e Alcalá de Henares, a par de Badalona, Vilanona i la Geltrú e Mataró .
O ranking dos 100 concelhos mais procurados no mercado de arrendamento para o primeiro trimestre de 2023, elaborado pelo idealista/data com estatísticas de rendas e procura relativa, volta a oferecer uma classificação bem diferenciada se fizermos a seleção por preços de arrendamento ou pelas zonas mais procuradas pelos utilizadores idealistas para encontrar casa para alugar.
O preço do aluguel na Espanha aumentou até 7,9% no primeiro trimestre do ano , segundo o relatório do idealista, enquanto em abril continuou subindo até 8,9% , após um recente estudo do mercado imobiliário do sul da Europa. Com os dados do quarto mês do ano, são 22 capitais espanholas que estão com preços máximos para aluguel de moradias.
Com os dados do primeiro trimestre, atualizámos o ranking dos 100 concelhos mais caros e procurados , desde que tenham um leque alargado de anúncios no idealista (mais de 1.450 entre venda e
Pela primeira vez desde a compilação deste ranking, a cidade madrilenha de Torrejón de Ardoz lidera o ranking de demanda relativa de aluguel, acompanhada por dois ‘clássicos’ como o município de L’Hospitalet de Llobregat de Barcelona e a cidade de Vitoria-Gasteiz . A capital de Álava é a única que está no ‘top 10’, bem à frente de Barcelona (15), Valência (20) ou Santa Cruz de Tenerife (21).
As restantes áreas, com exceção do município de Arona (6), mais vocacionado para o turismo em Santa Cruz de Tenerife, são localidades pertencentes à área metropolitana das grandes capitais espanholas.
Os principais exemplos são as cidades ao redor de Madri e Barcelona. De fato, juntamente com Torrejón, Fuenlabrada, Móstoles ou Alcalá de Henares aparecem com a maior procura de arrendamento, à frente de Madrid. A situação dos preços varia de quase 800 euros/mês em média vistos neste primeiro trimestre em Alcalá de Henares, a 820-860 em Fuenlabrada, Móstoles e Torrejón, até quase 1.360 euros/mês em Madrid.
Em Barcelona, há mais exemplos, como Badalona, Vilanona i la Geltrú ou Mataró. Terrassa, Rubí ou Sabadell também aparecem na lista. As rendas médias solicitadas na primeira parte do ano passaram de quase 940 euros/mês em Hospitalet, mais de 1.000 euros em Badalona ou cerca de 920 euros em Vilanova, para 1.475 euros em Barcelona.
Também há exemplos de maior procura na periferia do que a própria capital em Valência, com Torrent, à frente de Paterna ou Cullera. Os preços de aluguel na capital valenciana rondam em média os 1.050 euros/mês, contra quase 1.000 em Torrent, cerca de 1.200 em Paterna ou 890 em Cullera.
Em Málaga também se interessou pela procura de arrendamento para outras localidades da zona como Fuengirola, Torremolinos ou Benalmádena, com preços praticamente semelhantes entre os 960 euros/mês e os 1.100 euros/mês.
Na classificação por preços médios de aluguel mais elevados solicitados nestes primeiros três meses, reaparecem as ‘caras’ conhecidas. Recorde-se que para estarem neste ranking os municípios têm de ter uma oferta habitacional superior a 1.450 unidades entre venda e arrendamento.
A cidade málaga de Benahavís e Calvià nas Ilhas Baleares se destacam com rendimentos médios acima de 3.000 euros/mês, seguida por um quarteto de cidades acima de 2.000 euros por mês, como Marbella, Sotogrande, Castelldefels ou Estepona.
Sant Cugat del Vallés, Adeje, Altea, Sitges e Llucmajor completam o ‘top 10’, acima dos 1.500 euros/mês. Até um total de 33 localidades apresentam preços médios de aluguel solicitados nestes meses acima dos 1.000 euros mensais em média.