Saber como aceder ao financiamento europeu ou se todas as empresas receberão a mesma quantidade, são questões fundamentais para as startups que desejam ter acesso à ajuda europeia. É por isso que Madrid Innovation Driven Ecosystem organizou uma sessão virtual para informar sobre tudo o que as startups devem saber para serem elegíveis para a ajuda europeia este ano.
Durante o evento, Íñigo Larraza, EU Senior Consultant en iPlusF, apresentou as novidades do European Innovation Council Accelerator, um programa que faz parte da Horizon Europe. Larraza, esclareceu que o objetivo é apoiar startups no lançamento de seus projetos em nível europeu.
Conforme indicado, o European Innovation Council Accelerator oferece oportunidades de financiamento de até 2,5 milhões de bolsas não reembolsáveis. Além disso, contempla 15 milhões de investimentos para as startups que se apresentarem. Estima-se que cerca de 200 empresas poderão se beneficiar do auxílio.
Porém, nem todas as empresas terão acesso ao mesmo financiamento. Para saber quanto financiamento corresponderá a cada um, o European Innovation Council Accelerator irá analisar aspectos como o valor da empresa. Isso lhe dará as chaves para negociar os termos do investimento a ser feito.
O programa contemplará um valor específico para projetos de inovação digital, saúde e Green Deal. Tanto startups, mid-caps, investidores e pessoas físicas ou jurídicas podem se beneficiar deste programa.
Para enviar uma proposta, as empresas devem compreender totalmente todos os critérios exigidos pelo programa. Nas aplicações serão analisados aspectos como ruptura tecnológica, capacidade de geração de novos mercados, conhecimentos e experiências.
As empresas que pretendam apresentar os seus projetos terão primeiro de preparar uma versão resumida da proposta e, em seguida, terão de apresentar a versão alargada do projeto e passar por uma entrevista perante um júri da Comissão Europeia. A avaliação das propostas ocorrerá entre 9 de junho e 6 de outubro.