A Renfe lançou essa semana um novo serviço entre Pontevedra, Vilagarcía de Arousa, Santiago e Madrid e vai melhorar os tempos de viagem dos trens Alvia Galicia-Madrid graças ao funcionamento do serviço de alta velocidade entre Zamora e Pedralba de la Pradería.
Com a nova rota de 110 quilômetros de linha de Alta Velocidade, o tempo de viagem com todas as capitais galegas é reduzido. Especificamente, 86 minutos entre Madrid e Pontevedra, 62 minutos com Lugo, 41 minutos com Santiago de Compostela, 39 minutos com Ourense, 31 minutos com Vigo e 24 minutos com A Coruña.
Os preços aumentarão em média 5% sobre a tarifa geral, de forma a adaptá-los às novas condições da infraestrutura de funcionamento dos trens, embora a Renfe continue a oferecer lugares promocionais com descontos que variam entre 30% e 70%.
Além da redução do tempo de viagem, o número de rotas também aumentou, chegando a oito no total (4 de cada sentido), com a criação de uma nova linha Madrid-Santiago-Pontevedra e vice-versa, o que significa que Vilagarcía de Arousa terá a partir de agora um trem Alvia direto com origem ou destino em Madrid.
Após a entrada em serviço deste troço, apenas está pendente a ligação Pedralba de la Pradería-Ourense para a conclusão da linha, um troço de 115 quilômetros que o Governo prevê estar operacional no segundo semestre de 2021.