A empresa espanhola Renfe tinha como objetivo ligar a França com Madrid e Barcelona. De fato, isso já acontecia há alguns anos, mas esse serviço de conexão Espanha-França não era mais oferecido porque no ano passado expirou o acordo entre a estatal francesa SNCF e a Renfe e não foi decidido renová-lo.
Agora a Renfe obteve o certificado de segurança da Agência Ferroviária Europeia, através do qual é permitido viajar de Madrid para França (especificamente para a cidade de Marselha). Também pode ser feito de Barcelona a Lyon.
De acordo com a Renfe, espera-se iniciar as operações de Madri e Barcelona para Marselha e Lyon antes do próximo verão. No dia 16 de janeiro, terão início as chamadas ‘marchas em branco’, que são as fases de teste que reproduzem qual seria o percurso real. Essa conexão permitirá uma trajetória fácil entre os dois países e unirá a França e a Espanha como nunca antes, além de oferecer muito mais facilidades.
A Renfe garantiu que, apesar dos obstáculos expostos pelos serviços ferroviários franceses, a empresa continuará trabalhando para chegar a outros territórios do país vizinho. O objetivo é criar um transporte seguro e futuro que assegure a ligação entre diferentes países vizinhos.