Nesta sexta-feira terminaram as restrições acertadas pelo Ministério da Saúde em algumas comunidades para reduzir a mobilidade durante o feriado da Páscoa. Apesar disso, a evolução da pandemia do coronavírus fará com que as autonomias apertem as medidas e mantenham os fechamentos de perímetro por mais tempo.
Apenas a Comunidade de Madri, Extremadura e Canárias, por enquanto, vão suspender o fechamento regional e, as Ilhas Baleares em 12 de abril. As Ilhas Canárias vão manter o fechamento da comunidade nas ilhas de Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura.
Segue as restrições de cada comunidade autônoma da Espanha:
COMUNIDADE VALENCIANA: O fechamento do perímetro regional será mantido. No entanto, serão permitidas reuniões de dois grupos de convivência no mesmo domicílio e o máximo de 4 a 6 pessoas em mesas de bares e restaurantes. O toque de recolher é mantido às 23:00.
NAVARRA: O fechamento do perímetro e as últimas medidas adotadas que afetam a indústria hoteleira, os limites de capacidade e a mobilidade serão até o dia 22 de abril.
A capacidade em bares e restaurantes continua em 30% e 50% nos pequenos negócios. Também é mantida a proibição de comemorações familiares, sociais, de amigos ou de lazer, com consumo de comida ou bebida, dentro dos espaços multifuncionais para eventos.
Continua também a restrição da mobilidade noturna entre as 23h00 e as 06h00, e as reuniões podem ser de até 6 pessoas em espaços públicos abertos e 4 em ambientes fechados, exceto no caso de pessoas da mesma unidade habitacional. Na esfera privada, as reuniões limitam-se às pessoas que convivem.
BALEARES: Nas Ilhas Baleares, o confinamento do perímetro do arquipélago é mantido e, além disso, a recomendação continua até o próximo dia 11 de abril para não viajar entre as ilhas. O toque de recolher é das 22h00 às 6h00 e até 11 de abril, apenas são permitidas reuniões e confraternizações familiares e sociais de no máximo quatro pessoas no interior ou seis no exterior, em espaços públicos.