Nesta sexta-feira terminaram as restrições acertadas pelo Ministério da Saúde em algumas comunidades para reduzir a mobilidade durante o feriado da Páscoa. Apesar disso, a evolução da pandemia do coronavírus fará com que as autonomias apertem as medidas e mantenham os fechamentos de perímetro por mais tempo.
Apenas a Comunidade de Madri, Extremadura e Canárias, por enquanto, vão suspender o fechamento regional e, as Ilhas Baleares em 12 de abril. As Ilhas Canárias vão manter o fechamento da comunidade nas ilhas de Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura.
Segue as restrições de cada comunidade autônoma da Espanha:
CATALUNHA: Até o dia 19 de abril Catalunha voltará ao confinamento do perímetro regional a fim de evitar deslocamentos no fim de semana. O toque de recolher é das 22h00 às 06h00. A entrada e saída da comunidade sem motivo justificado também está restrita. Recomenda-se o teletrabalho e suspende-se a realização de congressos, convenções, feiras e atividades semelhantes.
MADRI: O perímetro da capital não está totalmente aberto, já que a entrada e saída em 17 áreas básicas de saúde e 5 localidades estão restritas. O toque de recolher é das 23h00 às 06h00 e, estão proibidos os encontros de não conviventes em residências por mais 14 dias, exceto no caso de cuidados a terceiros (idosos, dependentes, menores ou pessoas vulneráveis).
A partir das 00h00 de segunda-feira, 12 de abril, e até às 00h00 de segunda-feira, 26 de abril, estarão restritas as áreas básicas de saúde de Villanueva del Pardillo, as áreas de La Princesa e Barcelona, em Móstoles; e também na capital de Madri, as de Villa de Vallecas (Distrito de Puente de Vallecas), Quinta de los Molinos (Distrito de San Blas-Canillejas), Barajas (Distrito de Barajas) e Silvano (Distrito de Hortaleza); bem como no município de Manzanares El Real.
Além disso, as restrições de mobilidade são mantidas por mais uma semana nas regiões que já estavam restritas à locomoção. Ou seja, até às 00h00 de segunda-feira, 19 de abril.