A Câmara Municipal de Sagunto, município da Comunidade Valenciana, reabriu os parques infantis e áreas bio-saudáveis que estavam fechadas desde o dia 5 de janeiro devido ao aumento dos casos de coronavírus. A melhoria da situação permitiu a reabertura, mas com cautela e mantendo as recomendações das autoridades sanitárias. A partir deste mês de março, serão inauguradas as cerca de 80 áreas de lazer do município.
As novas recomendações de uso indicam que as atividades recreativas são realizadas preferencialmente em grupos de convivência. Ressaltam, também, que medidas de prevenção e distância interpessoal devem ser cumpridas e o tamanho dos grupos deve ser limitado. Da mesma forma, é necessário evitar a troca de objetos e manter a higiene e limpeza dos objetos antes e depois do uso.
Vale lembrar que o uso de máscaras é obrigatório para maiores de 6 anos e recomendado para pessoas entre 3 e 5 anos. Os familiares devem assegurar a higiene e desinfecção das mãos das crianças com frequência, pelo menos no início e no final do período de brincadeira, utilizando géis hidroalcoólicos ou desinfetantes com atividade virucida, devidamente autorizados e registados, ou uma solução de sabão. A lavagem das mãos com água e sabão é recomendada sempre que possível.
O delegado de “Mantenimiento”, Pepe Gil, destacou a importância da reabertura, principalmente para os mais pequenos, e lembra a importância de seguir as regras: “Entendemos que é necessário abrir parques infantis para que meninas e meninos possam sair de casa e compartilhar jogos com amigos, mas pedimos o máximo cumprimento das medidas de segurança propostas para evitar o contágio. Principalmente as mães e pais que acompanham as crianças devem ser respeitosos para que antes e depois das brincadeiras lavem as mãos e evitem transferir Covid para os demais coabitantes”. O delegado lembrou ainda que, embora as recomendações da Secretaria não exijam a desinfecção das áreas, a Câmara Municipal o fará periodicamente.