A primeira coisa a se saber antes de dar entrada no processo de retirada da nacionalidade espanhola é que é um trâmite repleto de burocracia e dificuldades. Muitos estrangeiros que vivem na Espanha consideram a possibilidade de solicitar a nacionalidade por se tratar de um vínculo que dá direitos, e também deveres, como cidadão espanhol/europeu.
Em geral, a regra para qualquer estrangeiro solicitar a nacionalidade é que tenha vivido na Espanha por dez anos sem interrupção com uma autorização de residência legal. Embora existam outras formas que permitem adquiri-la mais rapidamente e também depende do acordo com cada país.
Para aqueles que obtiveram o status de refugiado, o trâmite levou, em geral, cinco anos; Dois anos se forem nacionais de países ibero-americanos, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial, Portugal ou pessoas de origem sefardita. Por outro lado, o prazo é de um ano para quem prova ter nascido em território espanhol; os supervisionados por um cidadão ou instituição espanhola; o viúvo ou viúva do espanhol; aqueles que estão casados há um ano com um espanhol ou cujos pais ou avós são de origem espanhola, mesmo que tenham nascido no estrangeiro.
No entanto, e depois de dez anos de espera no primeiro caso, os trâmites atualmente demoram entre dois e quatro anos até a resolução favorável do Ministério da Justiça concedendo a cidadania espanhola. Ainda deve-se somar o tempo que leva para conseguir agendamentos e realizar mais procedimentos, tais como, emissão de certidão de nascimento espanhola, confecção de DNI e passaporte espanhol. Importante comentar que o prazo legal é de 1 ano. Dessa forma, caso seu processo tenha ultrapassado 1 ano de espera podemos entrar com a demanda contenciosa administrativa na Audiência Nacional.
Uma das possibilidades de adquirir a nacionalidade é para os espanhóis de origem, como os nascidos de pai ou mãe espanhóis e os nascidos na Espanha que são filhos de estrangeiros ou se pelo menos um dos pais nasceu no território espanhol.
Quer saber mais? Entre em contato conosco da Espanha Fácil e, caso você tenha interesse em tirar a nacionalidade espanhola, saiba qual o meio mais viável no seu caso!