Não só na Espanha, mas em todo território europeu o visto de turista é o mesmo para os países que fazem parte do acordo de Schengen, que já falamos por aqui anteriormente e você pode acessar o conteúdo completo através deste link: https://www.espanhafacil.com/blog/ja-ouviu-falar-sobre-o-tratado-de-schengen. Assim como o visto é o mesmo, seu limite de permanência é de 90 dias também para os países compreendidos pelo tratado. Para tornar ainda mais clara a explicação, vamos exemplificar: caso você passe 45 dias na Espanha e mais 45 dias na França (país que faz parte do acordo de Schengen), o total de dias somado resultará no tempo limite de permanência para o visto de turista.
Sabendo que, com o acordo de Schengen você tem permissão para circular por até 26 países europeus através de um sistema de visto único, com acesso livre entre suas fronteiras, sem necessidade de controle de passaporte entre elas, é claro que 90 dias não serão suficientes para explorá-los devidamente. Então é aí que você se pergunta ” como ficar na Europa de forma legal por mais de 90 dias com visto de turista?” e nós da Espanha Fácil vamos te ajudar!
Lembrando que as dicas aqui listadas são voltadas exclusivamente para países que fazem parte do acordo de Schengen, onde alguns deles permitem que você peça por uma extensão do período como turista, mas a regra varia em cada país e não é generalizada para todo o território. Então se seus planos são de prolongar a estadia, não deixe para última hora de terminar os 90 dias e procure as autoridades locais para saber se esta possibilidade é viável. Mas em linha gerais, as nossas sugestões para permanecer em solo europeu de forma legal por mais de 90 dias, são:
1 – Depois de ter conhecido a Espanha, por exemplo, você pode solicitar um visto de longa duração (de até 12 meses) para França, Itália e Suécia, que fazem parte do acordo Schengen e permitem esta prorrogação. Mas para isso você terá que comprovar renda, hospedagem no local para o período e consultar previamente os requisitos das embaixadas de cada um dos países.
2 – Caso você tenha interesse em ficar por mais tempo, pode tentar o visto para estudante, cujo o tempo seja maior de 3 meses. Desde setembro do ano 2018 é possível solicitar a autorização de estadia para estudos desde o território espanhol. Neste caso de cursos longos, é preciso comprovar a matrícula, bem como a renda para permanecer no país. Fique atento ao prazo pois deve ser solicitado antes de completar 60 dias de sua entrada na Espanha.
3 – Comprove descendência europeia! Desta forma é possível aplicar autorização de residência e trabalho na Espanha por ter uma nacionalidade europeia e sobre isso explicamos melhor aqui no link https://www.espanhafacil.com/autorizacao-de-residencia-e-trabalho-para-europeu
ATENÇÃO: todo turista que visita países do acordo precisa ter um seguro viagem que atende às regras do acordo. Se você não tiver um pode ser barrado e para que isso não aconteça, acesse o link e garanta o seu https://segurodeviagemfacil.com/
2 respostas
Gostaria de saber se posso prorrogar o visto de turista esolicitar um visto de longa duração (+ 90 dias) uma vez que já estiver na Espanha? Ou essa solicitação deve ser feita antes da viagem
Oi! 👋 Excelente pergunta! Na maioria dos casos, a solicitação de um visto de longa duração deve ser feita antes da sua viagem, diretamente no Consulado da Espanha no seu país de origem ou de residência. Isso porque muitos tipos de vistos não permitem mudanças de status enquanto você já está na Espanha. Porém, há exceções e algumas autorizações podem ser solicitadas estando na Espanha, dependendo da sua situação específica. Recomendo que entre em contato conosco via WhatsApp para analisarmos seu caso detalhadamente! Aqui está o link: https://www.espanhafacil.com/wa-blog 😉 Estamos aqui para ajudar!