Para quem busca morar na Europa, a escolha da Espanha para se residir se dá principalmente pela atenção e qualidade de serviços básicos que o país oferece. A Espanha conta com um sistema de saúde pública gratuita que está entre os dez melhores de todo o mundo, em um ranking de 195 países. O país é referência em saúde pública e privada e grande exportador de tecnologia na área da saúde, possuindo uma gama de especialidades, e laboratórios.
Mesmo tendo sido afetado pela crise econômica que assolou a Europa nos últimos anos, o sistema de saúde pública nacional ainda é referência mundial. Apesar de ter sido prejudicado pela falta de recursos e má administração pública, o estado ainda cobre as necessidades sanitárias da população. Mais de 90% da população espanhola utiliza o sistema de saúde pública, para usufruir dos benefícios basta solicitar um cartão saúde no centro de saúde mais próximo e preencher os requisitos para tal.
Todo cidadão Espanhol ou que possua nacionalidade da União europeia e resida na Espanha tem direito à saúde pública. Estrangeiro que tenha permissão para residir no país não ficam de fora. Assim como trabalhadores cadastrados na seguridade social e filhos estrangeiros de até 18 anos de idade.
Já o sistema de saúde privada espanhol é assistido por meio de seguro privado de saúde. Estima-se que 15% da população faz uso do mesmo, podendo ser usado como complemento ou alternativa ao sistema de saúde público.
As companhias de seguro privado possuem suas próprias redes de hospitais, clinicas e laboratórios especializados sem que o segurado precise esperar muito para ser atendido.
Algumas modalidades de autorização de residência e de residência e de trabalho na Espanha exigem previamente a comprovação de um seguro de saúde privado sem co-participação ou público.
3 respostas
Boa noite na verdade so quero fazer uma pergunta quanto custa um plano de saúde para pessoa a partir de 70 anos e como funciona na Espanha
Olá,
Vou cursar um master em madrid e gostaria de saber se brasileiros com visto de estudante tem acesso ao sistema público de saúde.
O cidadão espanhol que estava residindo no estrangeiro, precisa morar quanto tempo no país para ter direito ao sistema de saúde novamente?