Os efeitos combinados da nova tarifa de eletricidade e do calor típico do verão fazem com que o uso do ar-condicionado durante estas semanas seja mais alto do que o habitual. Por esse motivo, a Organização de Consumidores e Usuários elaborou um pequeno guia que visa utilizar o ar-condicionado de uma forma específica que pode levar a uma economia de até 30%: o modo ‘eco’, que permite que os aparelhos operem com um menor custo de energia e a mesma eficiência.
De acordo com a OCU, embora os modos ‘eco’ variem de uma marca para outra, eles têm o seu funcionamento em comum: um ajuste automático da potência aumentando a temperatura no modo de refrigeração ou diminuindo no modo de aquecimento. Eles também podem incluir o modo complementar ventilar, que move as lâminas para distribuir o ar por todo o ambiente e aumentar a sensação de frescor.
Seja como for, o uso desse modo pode levar a economias significativas. Os cálculos da OCU garantem que, com um preço de 0,16 euros por kWh e uma utilização aproximada de 8 horas, um ar-condicionado que consuma cerca de 1.000 Wh pode ter um custo mensal de 27 euros no modo ‘eco’, para todos os 38 em um padrão caminho. A economia pode chegar a 11 euros por mês.
Fonte: El Economista