Com planos de viajar e começar uma vida nova na Espanha, ou apenas passar uma boa temporada de férias? Seja qual for o plano, muitas vezes disposição ou algum dinheiro guardado pode não ser suficiente. Mais que isso, organização e pesquisa fazem parte da preparação de um bom período no país, especialmente se pretende morar bem e sem preocupações. Alugar um imóvel pode ser um pouco mais complicado do que no Brasil, graças às leis diferenciadas do país. Por isso, saber algumas regras básicas com antecedência pode ser de grande auxílio na hora de se tomar decisões.
O método mais comum, e mais prático é avaliando-se imóveis diretamente com imobiliárias. Através de buscas em sites populares de moradia, uma visita pode ser agendada com um corretor. Tenha em mente que quanto mais central a área escolhida, menor e mais caro poderá ser o aluguel, salvo exceções. Para negociar com imobiliárias muitas vezes é exigida a abertura de uma conta em um banco espanhol, bem como a comprovação de residência no país por trabalho ou estudo. Os contratos podem valer por seis meses ou um ano, dependendo do tipo de imóvel.
Imobiliárias normalmente tem suas próprias taxas, em torno de 7-10% do valor anual do aluguel a serem pagas já no início do contrato. Taxas de prefeitura também podem ser cobradas, dependendo da região do imóvel alugado. Por isso, esteja preparado para gastar um pouco além do que apenas uma mensalidade nos primeiros meses de adaptação – e certifique-se pessoalmente que o imóvel seja o ideal para seu período de estadia na Espanha.
Ao assinar o contrato também é possível que seja cobrado de imediato um valor de garantia, ou fianza – pratica comum entre espanhóis ao dar entrada em alugueis, já que não se adotam fiadores – que corresponde a uma ou duas mensalidades. Este dinheiro é devolvido ao final do contrato. Tenha em mente que esta quantia só será devolvida integralmente caso o imóvel seja entregue no exato estado em que foi adquirido, sem danos. Caso contrário, gastos com manutenção serão debitados desta quantia. A fianza é uma pratica adotada por toda a Espanha, independentemente de contratos assinados em imobiliárias ou diretamente com proprietários. Por isso, tenha sempre atenção e boa comunicação com os mediadores dos alugueis. Tome precauções e sempre tenha perguntas sobre os imóveis em mãos, para evitar possíveis golpes.
Estas mesmas regras se aplicam a quem já mora de aluguel e pretende comprar seu imóvel, em caso de negociação com imobiliárias. Muitas vezes, o local não dispõe de proprietário ou é passível de negociação. Nestes casos, uma boa conversa com o corretor pode facilitar os trâmites e contratos necessários para adquirir um apartamento ou casa.
Listamos abaixo sites úteis para quem pretende morar na Espanha e não sabe por onde começar a procurar um bom aluguel, ou o imóvel ideal para comprar e iniciar um investimento.
Idealista
Vibbo
Rentalia
Loquo