Este termo é bastante conhecido por quem já vive na Espanha, mas poucos sabem seu significado e importância. No entanto, é um dos recursos mais comuns para regularizar a situação dos brasileiros residentes na Espanha.
O Arraigo Social é uma autorização de residência e de trabalho na Espanha, classificada como “Circunstância Excepcional”. É concedida a estrangeiros que vivem no país em situação irregular ou aqueles que possuam vínculos familiares no país e estejam integrados socialmente. Este requisito pode ser comprovado pelo vinculo familiar a um residente legal ou através de um relatório de inserção social, que é emitida pela Comunidade Autônoma do domicilio do solicitante. O solicitante também deve ter permanecido em território espanhol continuamente por mais de três anos.
O arraigado deve também comprovar meios financeiros suficientes para se manter na Espanha – ou possuir vínculo com algum residente legal na Espanha que possua meios suficientes para sustentar o arraigado. Contas bancarias, contratos de trabalho e comprovações de obtenção de recursos também podem ser analisadas e aceitas.
Existem diversos tipos de arraigo social, sendo um deles por trabalho e residência. Este tipo é bastante procurado por aqueles que se encontram em situação irregular na Espanha e recebem oferta de trabalho e precisam regularizar sua estadia no país. É importante comentar que esta oferta de trabalho deve ser de 40h/semanal.
A Espanha Fácil conta com um time de especialistas para analisar caso a caso, e preparar o processo adequado para cada situação. Conte com nossos serviços para solicitar os documentos necessários para o andamento tramite, como antecedente penal e traduções juramentadas. Além disso, assessoramos e acompanhamos todos os processos, para dar a você a tranquilidade necessária para permanecer na Espanha em situação regular. Conte conosco!