Após a assoladora crise dos últimos anos, o governo espanhol optou por criações de políticas que favoreçam o investimento de capital estrangeiro no país para aquecer a economia. Pensando nisso, o cenário para investidores brasileiros têm se tornado bastante favorável no país, e as categorias especiais de autorização de residência têm sido cada vez mais buscadas.
Se você tem interesse em investir em território espanhol, precisa saber a princípio que quem investe em capital ou imóveis possui direito a autorização de residência, e inclusive contam no período necessário de dois anos para solicitar a nacionalidade espanhola.
Para os investimentos no mercado imobiliário ou de capital, saiba que o momento é certeiro para negócios. Com o preço dos alugueis e dos ativos imobiliários em disparada, o retorno promete ser rápido. Por isso, é essencial saber quais cidades do país estão propicias ao empreendedorismo.
Barcelona
Atualmente é a melhor opção em todos os cenários para investimento. A cidade possui um programa de apoio a empreendedores, além de possuir gastos mais baixos do que em Madri, a capital catalã conta com vários eventos e congressos internacionais anuais, além ser o destino favorito de estrangeiros no País.
Valencia
A terceira maior cidade da Espanha é oportuna por possuir boas conexões aéreas, sistema de transporte eficaz e universidades. Por ser uma cidade praiana o setor hoteleiro está em alta, Valencia possui custos de vida razoáveis e bom preços para compra de imóveis. O aluguel de salas de escritório, por exemplo, é relativamente menor do que nas outras grandes cidades do país.
Madri
A cidade oferece apoio municipal para investidores por meio do Madrid Empreende, e ocupa o topo no ranking de melhores cidades para empreender. Madri já é símbolo em tecnologia e revolução na indústria, a capital possui ótima infraestrutura de serviços. E se está em busca de financiamentos, a cidade também possui opções bastante atrativas.
Renata Barbalho, Gestora Administrativa e contadora da Espanha Fácil, é membro do Conselho de Gestores Administrativos de Madrid, e está especializada na abertura de empresas na Espanha para brasileiros.