Nesta sexta-feira terminaram as restrições acertadas pelo Ministério da Saúde em algumas comunidades para reduzir a mobilidade durante o feriado da Páscoa. Apesar disso, a evolução da pandemia do coronavírus fará com que as autonomias apertem as medidas e mantenham os fechamentos de perímetro por mais tempo.
Apenas a Comunidade de Madri, Extremadura e Canárias, por enquanto, vão suspender o fechamento regional, e as Ilhas Baleares em 12 de abril. As Ilhas Canárias vão manter o fechamento da comunidade nas ilhas de Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura.
Segue as restrições de cada comunidade autônoma da Espanha:
ILHAS CANÁRIAS: Nas Ilhas Canárias, a entrada no arquipélago é permitida às pessoas que se submetem ao controle sanitário. No entanto, as ilhas de Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura são de perímetro fechado. Quanto ao toque de recolher, em La Gomera, La Palma e El Hierro é das 23h00 às 06h00, enquanto em Lanzarote, Tenerife, Gran Canaria e Fuerteventura é das 22h00 às 06h00.
ANDALUZIA: O confinamento do perímetro fechamento de vários municípios está mantido e o toque de recolher começa às 23h00. São permitidas reuniões de seis pessoas em ambientes externos e quatro no interior de estabelecimentos.
EXTREMADURA: Alguns municípios como Malpartida de Cáceres, Guareña e Herreda del Duque estão com o perímetro fechado. O toque de recolher é das 23h00 às 06h00.
PAÍS BASCO: As províncias de Álava e outros 25 municípios estão fechadas e bares e restaurantes podem abrir por duas horas no exterior para o café da manhã (das 6h30 às 9h30) e o almoço (das 13h00 às 16h30). Nos municípios não afetados pelas novas restrições, a hotelaria permanece aberta até às 20h00 e os restantes estabelecimentos não essenciais fecham às 21h00. O toque de recolher noturno continua das 22h00 às 6h00 e no máximo quatro pessoas podem se reunir tanto em áreas internas quanto externas.