Os documentos são parte importante do processo de abertura do negócio e, por isso, devem ser providenciados com antecedência. Leia o artigo e entenda melhor!
Empresas de qualquer tipo nascem do sonho das pessoas de poderem gerir a própria vida profissional através do empreendedorismo. No entanto, como em todo processo, é necessário lidar com burocracias que podem ser vencidas quando há acesso à informação de qualidade, planejamento estratégico e antecipação às obrigações que devem ser cumpridas. Por isso, vamos listar os principais documentos que podem ser exigidos pelos órgãos responsáveis para o processo de abertura de uma empresa na Espanha.
Em primeiro lugar, se você já é residente na Espanha, será preciso o seu cartão do NIE (número de identificação de estrangeiro para não residentes). Caso você esteja no Brasil e não seja residente espanhol, o primeiro passo é tramitar o seu NIE, pois é uma identificação necessária para indivíduos que desejam realizar processos econômicos e fiscais em nome próprio.
Dito isso, é importante salientar que, além do NIE, para dar início ao processo de abertura da empresa também será necessário o CIF, que é o número de identificação fiscal de empresas e pessoas jurídicas na Espanha e pode ser obtido com o modelo de aplicação do NIE por escrito assinado pelo representante da empresa, documento de identidade do referido representante e certificado de validade, no qual todos os dados comerciais devem aparecer. Com os números de identificação definidos, é hora de dar vida ao negócio!
Documentos necessários:
- Identificação da empresa e do sócio, ou sócios;
- NIF (Número de Identificação Fiscal) que, no caso dos estrangeiros, é o NIE;
- Documento Nacional de Identidade (DNI);
- Ata de constituição da sociedade;
- Caso haja sócios, a procuração de representação dos mesmos;
- Inscrição na Seguridad Social;
- Inscrição no Imposto de Atividades Econômicas (IAE);
- Documentos específicos para comprovar a atividade econômica exercida, tanto da empresa quanto do titular;
- Documentação do estabelecimento como comprovante de endereço, escritura da propriedade, contrato de aluguel, dentre outros.
Ler essa lista pode fazer você pensar que abrir o seu próprio negócio na Espanha vai ser muito burocrático. Mas, a equipe da Espanha Fácil está aqui para te ajudar a ter praticidade em todo o processo, pois contamos com uma equipe especializada em abertura de empresas, além de sermos autorizados pelo governo espanhol para tramitar diversos procedimentos junto à Administração Pública espanhola. Entre em contato!