Se você é residente e pretende passar um tempo fora do país, é importante estar atento!
Se você é residente legal na Espanha e pretende passar um tempo fora, então esse post é pra você! Vamos falar sobre o que fazer para renovar o seu cartão e quais requisitos você precisa cumprir para que ele não expire. Com isso, você ficará por dentro de quanto tempo é possível ficar fora do território espanhol sem perder os benefícios de sua residência.
Em primeiro lugar, é importante entender que há diversos tipos de autorizações de residência na Espanha, e cada uma possui as suas próprias regras no que diz respeito ao tempo máximo para sair do país sem que o seu cartão seja extinto. Por isso, vamos falar agora dos prazos específicos, de acordo com cada tipo de residência!
Residência temporária em Regime Geral
Nesse caso, falamos da residência temporária, na qual é autorizada a permanência na Espanha por 1 ou 2 anos. Esse é o tipo mais comum de residência, como por arraigo, residência não lucrativa, autorização de trabalho regular, dentre outras.
Em qualquer um desses casos, você pode ficar fora da Espanha por no máximo 6 meses dentro de um período de um ano. Caso contrário, se você exceder esse período, não poderá renovar sua residência.
Um fator importante a ser considerado, é que permanecer os 183 dias (pelo menos) em território espanhol o tornaria um residente fiscal, algo diferente de ser residente em nível de imigração, e que resulta na obrigação de cumprir alguns deveres junto à Agência Tributária espanhola, como a apresentação do Imposto de Renda.
Residência temporária por Regime Comunitário
Já nesse tipo de residência, na qual a autorização de permanência em território espanhol é obtida por ser membro da família de um cidadão europeu, mesmo que você tenha um cartão válido por 5 ano (temporário, não de longo prazo), também é possível ficar no máximo 6 meses dentro de um ano para sair e viajar do país antes que o cartão expire.
No entanto, a diferença é que esses 6 meses podem ser estendidos até 12 meses em alguns casos específicos, nos quais as circunstâncias obrigam o residente a ficar fora do país, como:
- Por trabalho;
- Gravidez;
- Transferência de um parente;
- Por doença.
Regime comunitário permanente
No caso de ser titular de um cartão em regime comunitário, mas em caráter permanente, você pode ficar fora do território espanhol por um período máximo de 2 anos até a sua renovação.
Residência de longa duração
No caso de residência de longa duração (de 5 anos), o período permitido é estendido até 1 ano de forma contínua e consecutiva, mas também tomando a UE (e não a Espanha) como quadro de referência geográfica.
Ou seja, para poder renovar este cartão, não deve ter permanecido fora de todo o território incluído na União Europeia por mais de um ano consecutivo, o que cria condições muito mais favoráveis. Além disso, contando as saídas esporádicas, no período dos últimos 5 anos, suas saídas não podem somar mais de 5 meses.
Se você se encontra fora da UE, antes do final do ano deverá voltar à Espanha ou a qualquer país desta zona, pedir o carimbo do seu passaporte, e com esse ato poderá regressar ao seu local de residência atual sem problemas para renovar o cartão quando ele expirar.
Residência de longo prazo (União Europeia)
Embora essa residência (também de 5 anos) seja a porta para se mudar e se estabelecer em outro país europeu, o não retorno à Espanha dentro do prazo estabelecido faria com que o cartão fosse extinto.
Assim, para evitar perder o status de UE de longo prazo, você não pode ficar fora da Espanha por mais de 6 anos consecutivos.
Quando os prazos começam a contar?
Essa resposta também depende do tipo de residência:
- As residências de longa duração são as mais simples. Começam a contar a partir de quando você sai do país, e o período termina quando você voltar à Espanha.
- Já as residências temporárias devem completar 6 meses contando um ano atrás, a partir do dia atual. Ou seja, você deverá contar do dia da sua saída, ao mesmo dia do ano anterior, e se certificar de não ultrapassar 183 dias nesse período.
Caso você fique fora da Espanha por mais tempo que o permitido em qualquer dos tipos de residência citados, é preciso avaliar individualmente o seu caso para verificar o procedimento mais adequado para que você recupere o seu cartão de residência. Outro ponto importante é que se a sua intenção é obter a nacionalidade espanhola, você deve estar atento ao cumprimento desses prazos e, além disso, é requisito necessário para obtê-la não ter estado fora da Espanha há mais de 3 meses seguidos.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para ajudar em todo o processo. 😉
13 respostas
Olá, tudo bem?
Fiquei com uma dúvida. Com o visto de estudos quanto tempo eu posso ficar fora da Espanha? e depois que eu voltar, preciso esperar pra passar mais um tempo fora?
Pergunto porque quero fazer um curso de 2 meses fora em setembro e depois quero ir pro Brasil no natal e ficar lá o máximo possível.
Olá, bom dia! Respondemos por e-mail, obrigado!
tenho Recidencia por casamento com um cidadão europeu de 5 anos eu fiquei casada com ele 6 anos com só a Recidencia do país dele e depois pedi a Recidencia espanhola e tive que espera para pedir a nacionalidade 2 anos e desse tempo de dois anos que tinha que esperar , eu fiquei fora da Espanha des de 15 de junho de 2021 até 5 de setembro de 2021. E sai de novo, dia 10 de novembro de 2021 até 19 de julho de 2022. Isto poderia ser renegada minha nacionalidade. Esse tempo que fiquei fora estava estudando não sei se poderia me ajudar por está estudando. Que eu comecei estudar enfermagem em 2014 e parei porque vi para Espanha e agora quando fui eu voltei a estudar. Não sei se me ajudaria. Provar que estava estudando. Também queria perguntar sobe violência de gênero , se isto pode ajudar ter a nacionalidade???
Olá, bom dia! Iremos responder por e-mail. Obrigado!
Outra pergunta, seria aconselhavel entrar com o mesmo passaporte brasileiro que saimos a um anos da espanha ? ( temos permisso de larga duraçao em vigor , mas estamos maos de um ano fora da europa).
Ola Renata, tudo bem?
A senhora pode me enviar seu numero de whatsapp, assim nosso atendimento ficara mais rapido por la
Fico no aguardo e obrigada!
Preciso ir ao Brasil em outubro e estou pensando em pegar um voo saindo de Portugal por que é mais barato e tem voo direto para a minha cidade, o mesmo não ocorre saindo de Santander, e tenho dúvida se ao voltar, poderei entrar tranquilamente também por Portugal (por que depois pego o Flix Bus para Santander e economizo muitíssimo). Tenho NIE por ser familiar de cidadão da união europeia, mas ainda não tenho a nacionalidade.
Aguardo a resposta, obrigada.
Se o seu NIE está dentro da validade, se você vai ficar menos de 90 dias no Brasil, não terá problema algum quando voltar.
Boa tarde,uma dúvida que gostaria de colocar;trabalhei esporadicamente em Espanha na zona Sul do país à cerca de 20 anos,voltei a Portugal e agora gostaria de voltar para Espanha mas para outra comunidade,tendo o NIE expirado(nem sei mais o número),tenho que voltar a fazer o processo de novo?(inclusivé novo número e quais são os custos?
Atenciosamente
Paulo Silva
Bom dia Sr. Paulo 🙂
Para mais informações e uma análise detalhada do seu caso, recomendo entrar em contato conosco pelo WhatsApp através do link: https://www.espanhafacil.com/wa-blog
Muito obrigada!
Boa tarde,gostaria de colocar uma questão,tendo já trabalhado em Espanha de forma esporádica (mais ou menos 6 meses)à cerca de 20 anos,na zona zona sul do país,tinha o NIE(neste momento já não o tenho nem sei o número);estou a pensar voltar a trabalhar neste país mas noutra comunidade,o processo é voltar a tirar um novo NIE com outro número e quais seriam os custos?
Atenciosamente
Paulo Silva
Bom dia Sr. Paulo 🙂
Para mais informações e uma análise detalhada do seu caso, recomendo entrar em contato conosco pelo WhatsApp através do link: https://www.espanhafacil.com/wa-blog
Muito obrigada!