É o maior aumento dos últimos anos. Confira a matéria e saiba mais!
Após os últimos anos, nos quais o Salário Mínimo Interprofissional na Espanha variou na faixa dos 900 euros por mês, o Governo Espanhol e os Sindicatos chegaram a um acordo para aumentá-lo para 1.000 euros brutos, além do retroativo referente a 1° de janeiro de 2022.
O acordo não teve aprovação da Associação de Empregadores (la Patronal), que queria que o salário mínimo se mantivesse nos mesmos 965 euros de 2021. Mas, após a assinatura, a Ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, deixou claro que o acordo “é um marco muito importante para o país”, retificando a decisão dos governantes.
O que é o salário mínimo interprofissional?
O Salário Mínimo Interprofissional é o salário mínimo ou remuneração que um trabalhador deve receber por um determinado período de trabalho, neste caso, a jornada completa. Tudo isso está regulamentado no Estatuto do Trabalhador, especificamente no artigo 27:
1) O Governo fixará anualmente, após consulta das organizações sindicais e associações empresariais mais representativas, o salário mínimo interprofissional, tendo em conta:
- O índice de preços ao consumidor.
- A produtividade média nacional alcançada.
- O aumento da participação do trabalho na renda nacional.
- A situação econômica geral.
Também será estabelecida uma revisão semestral caso as previsões sobre o referido índice de preços não sejam cumpridas. A revisão do salário mínimo interprofissional não afetará a estrutura ou o valor dos salários dos profissionais quando estes, no seu conjunto e cálculo anual, forem superiores a isso.
2) O salário mínimo interprofissional, no seu valor, é indissociável. Portanto, esse salário mínimo está definido na regulamentação da Espanha e tem evoluído ao longo dos anos.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e prestar uma assessoria de extranjería completa para você. 😉