O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, participou na reunião da Comissão Diretiva do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (PEVOLCA), em La Palma, para transmitir, mais uma vez, o compromisso conjunto de todas as instituições na reconstrução e recuperação das Ilhas Canárias.
O Presidente do Governo reviu as medidas aprovadas para fazer frente à emergência vulcânica na ilha, bem como as ajudas destinadas à recuperação e apoio às zonas e populações atingidas. Aos mais de 10 milhões de euros canalizados,através do Governo das Canárias, para a recuperação de bens materiais, juntam-se os 214 milhões de euros do Plano Especial de Reconstrução de La Palma.
“Veremos qual é, definitivamente, o montante que devemos aplicar para a reconstrução completa da ilha”, prometeu Sánchez. Nesse sentido, o presidente destacou, ainda, a aprovação de ERTEs específicas para as ilhas, com especial destaque para La Palma, bem como um Plano de Emprego,dotado de mais de 60 milhões de euros, para garantir oportunidades, empregos, estabilidade e segurança.
“Temos muito trabalho pela frente. A atividade do vulcão não para e não parece que nos próximos dias veremos uma redução”, disse o presidente-executivo à mídia.
Sánchez aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem de agradecimento a todas as forças de segurança que fazem parte do dispositivo de emergência implantado na ilha. “É importante valorizar o trabalho da Guarda Civil, Polícia Nacional, Forças Armadas, UME, Cruz Vermelha … Enfim, de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Proteção Civil, que garante a segurança dos coqueiros e palmeiras “, ressaltou.
Por sua vez, o presidente reconheceu os esforços da comunidade científica, para antecipar a emergência vulcânica e sublinhou o seu trabalho fundamental para “lançar luz sobre essa situação sem precedentes que vive La Palma.”
Fonte: La Moncloa