O governo da Comunidade de Madrid informou sobre um novo sistema de consultas de saúde durante a sessão plenária da Assembleia de Madrid, para reduzir a lista de espera de pessoas por uma consulta médica.
O governo já havia anunciado em novembro de 2022 um sistema para racionalizar as consultas para que os médicos evitem longas jornadas de trabalho. Estas medidas incluem o fim da eventualidade de emprego do sistema público de saúde de Madrid, bem como um programa de fidelização específico para residentes do MIR (Médico Interno Residente) e um novo sistema tecnológico que será implementado na Atenção Primária e melhorará o serviço absorvendo o excesso de demanda de atendimento e oferecendo mais tempo de cuidado por paciente.
Da mesma forma, a Comunidade apresentou um plano para que os MIRs permaneçam no sistema de Madrid com “um incentivo atraente”. O objetivo é que os médicos não tenham sobrecarga de trabalho e, ao mesmo tempo, reduzam as filas de espera.
Também foi anunciado que o governo regional fará este ano exames médicos em centros educacionais e financiará tanto a saúde bucal para pessoas com mais de 80 anos quanto os óculos necessários para crianças menores de 14 anos. O chefe do Executivo de Madrid explicou que, no caso dos controles de saúde, serão realizados aos alunos quando vão terminar os dois ciclos obrigatórios, o do Ensino Primário, aos 12 anos; como a do Secundário, aos 16.
“Vamos recuperar os exames médicos em todas as escolas públicas e subsidiadas da Comunidade de Madrid no final do Primário e Secundário para reforçar a proteção das crianças e também aumentar a educação sanitária para que adquiram sempre os melhores hábitos saudáveis ao longo durante toda a sua vida”, sublinhou
Além de um plano de saúde bucal para crianças e maiores de 80 anos, além de um plano de ótica para crianças até 14 anos. Este plano dará especial atenção às crianças, grávidas e vulneráveis, pagará aos octogenários e posteriormente à colocação de próteses e tratamento de cáries.