Mudar de país implica em diversas responsabilidades para quem viaja. Além de toda a documentação necessária, dependendo do modo que for entrar no país, um seguro saúde pode ser exigido do visitante estrangeiro, e hoje mostramos como isto funciona na Espanha.
Para os espanhóis, o sistema de saúde público tem seus defeitos e a crise europeia do último ano refletiu diretamente na dinâmica dos seus serviços. Entretanto, a Espanha é um dos países com melhor formação de médicos em todo o mundo, e a qualidade desse sistema permanece inalterada, boa o suficiente para milhões de espanhóis. Ainda assim, o setor de saúde privado só cresce e recebe mais demanda! Isso acontece porque apesar da qualidade, o atendimento público ainda é muito demorado, o que pode ser um empecilho a quem necessita de prontidão e agilidade nos exames e atendimentos.
O cartão de saúde ou tarjeta sanitária pode ser adquirido gratuitamente por todos os trabalhadores legalizados e cadastrados na previdência social. Estrangeiros que não tenham renda acima de 100 mil euros por ano e residência autorizada no país também tem o direito ao acesso a este sistema. Uma lista dos locais que oferecem atendimento pode ser acessada no site do ministério de saúde, serviços sociais e igualdade aqui uma lista das melhores seguradoras, com segurança e garantia de um bom serviço.