Com as novas restrições em toda a Espanha, fica a dúvida do que se pode fazer ou não nesse final de semana de feriado. Se os moradores de Madri podem deixar a cidade ou se, os com famílias em “pueblos”, podem visitá-los. A Comunidade de Madri responde com um “hoje sim”, mas existem algumas condições dependendo do bairro de origem, da comunidade de destino ou do tempo da viagem. Além disso, deve ser cumprido o horário do toque de recolher decretado pelo Governo.
Apesar da autorização de visitar a maior parte do país, neste momento não é recomendado já que estamos vivendo uma pandemia e alguns nem sequer podem sair dos seus bairros. As multas por violação das limitações de mobilidade começam nos 600 euros e podem atingir os 600.000 euros.
Está autorizado os cidadãos cruzarem toda a Espanha, exceto Aragon, Astúrias, País Basco, Navarra e La Rioja. Os madrilenhos confinados nas 32 zonas sanitárias com alta incidência de Covid-19 não poderão deixar seus bairros.
A Catalunha está estudando a possibilidade de fechamento aos finais-de-semana, que são os dias de maior trânsito entre as províncias.
É possível que ainda nesta semana Ignacio Aguado, vice-presidente da Comunidade de Madrid, estabeleça um perímetro em Madrid de zonas autorizadas para deslocamento com a intenção de evitar o confinamento total. A presidente da Comunidade, Isabel Ayuso, também confirmou que haverá restrições para vistas nos feriados e no Natal. Da mesma forma, o Ministro da Justiça, Enrique López, foi favorável a apenas limitar a mobilidade na Comunidade com base em “critérios sanitários e não políticos”.