O Ministério da Saúde da Espanha confirmou na última sexta-feira que o Ministério da Cultura, por meio do ministro Rodríguez Uribes, enviou o pedido para que, os jogadores da Seleção que participarão da Eurocopa, que começa na próxima sexta-feira (11), sejam vacinados assim como os que vão para as Olimpíadas de Tóquio em julho.
A petição federal deve ser estudada pela Comissão de Saúde Pública e deve ser avaliada nesta terça-feira se atende a solicitação da Federação. Para as datas atuais, menos de uma semana antes do início da Eurocopa, a possibilidade é que seja administrada a vacina Janssen, que requer apenas uma dose. Os resultados da eficácia na fase 3 dos ensaios clínicos confirmaram que a dose única da empresa farmacêutica americana Johnson & Johnson fornece 67% de proteção contra COVID duas semanas após a vacinação.
Enquanto isso, as 51 pessoas que compõem a comitiva da Espanha na Ciudad de Fútbol de Las Rozas foram submetidas a testes de PCR nesta segunda-feira e também a testes sorológicos para detectar se há mais infecções e quem tem anticorpos. A maioria dos jogadores que jogam fora da Espanha não estão vacinados e, entre as exceções está Pablo Sarabia, que foi imunizado em Paris pelo PSG. Entre os internacionais que já passaram pela Covid-19 estão: Sarabia, Adama Traoré, Llorente, Morata, Eric García, Gayá, Laporte, Thiago, Fabián, Oyarzabal, Ferran Torres e, agora, Busquets.
Fonte: El País