Cerca de 5.000 fãs de música, participaram do experimento após comprovarem que estavam negativados para Covid-19. Durante o concerto, as pessoas usavam máscaras, mas não precisavam se distanciar socialmente.
Somente seis pessoas testaram positivo em 14 dias após comparecer ao show, mas a incidência foi menor do que a observada na população em geral e os pesquisadores concluíram que quatro delas foram infectadas em outro lugar, não no próprio evento.
Autoridades espanholas permitiram que o show de “Love of Lesbian” fosse levado adiante como parte de um projeto de pesquisa. A banda agradeceu aos organizadores e assessores científicos do evento: “Esperamos que a partir de agora, após estes excelentes resultados, o mundo da cultura seja ouvido como merece”.
A taxa de infecção entre os participantes foi a metade da taxa de pessoas da mesma idade em Barcelona, descobriram os pesquisadores. “Não há sinal que sugira que a transmissão tenha acontecido durante o evento”, disse o especialista em doenças infecciosas Josep Maria Llibre em entrevista coletiva na terça-feira (27).
O concerto foi um dos maiores encontros na Europa desde o início da pandemia e ocorre à medida que, países em todo o mundo buscam novas maneiras de realizar eventos públicos com segurança. Um experimento semelhante de dois dias ocorreu na Holanda em março com cerca de 1.500 pessoas.
Fonte: BBC News