A partir da próxima semana, os Serviços Públicos de Emprego (SEPE) devem começar a prestar serviços para que os estrangeiros que pretendam inscrever-se em cursos de formação, com a intenção de requerer o Arraigo para Formação. Para saber mais sobre essa nova modalidade de visto, clique aqui.
Embora os SEPE sejam de competência nacional, são as comunidades autônomas que se encarregarão desses procedimentos. Para dar um exemplo, na Catalunha será da responsabilidade do Serviço de Ocupação da Catalunha.
A formação será para pessoas que demandam treinamento e os cursos são supervisionados pela administração e, portanto, serão gratuitos.
Construção, cuidados, transportes, serviços (garçons, por exemplo) são alguns dos setores em que a formação será habilitada e para os quais existem ofertas de emprego que requerem formação e que não existem candidatos a emprego.
Espera-se que haja uma dotação financeira para cada comunidade, embora existam fundos de treinamento do SEPE que serão usados para essas questões. Espera-se que os cursos possam começar na próxima semana.
Lembrando que a pessoa que se encontra em situação irregular pode se inscrever no treinamento simplesmente com o passaporte válido.
Como todos sabemos, no dia 16 de agosto entrou em vigor a Reforma do Regulamento de Imigração, que permite a um estrangeiro que se encontre em situação irregular e possa comprovar dois anos em Espanha, aceder a uma autorização de residência para formação conhecida como Arraigo para a Formação.