Hoje começamos uma nova série em nosso blog: Trabalho na Espanha. Será uma série dividida em 9 capítulos, para que você saiba tudo que necessita sobre trabalho em território espanhol.
Para além de cumprir exigências comportamentais e curriculares, conseguir um emprego de forma legal na Espanha exige pré-requisitos importantes. Entenda quais no post de hoje.
Sabemos que seu sonho é trabalhar na Espanha, mas você simplesmente não sabe por onde começar. As ofertas de trabalho em diversas frentes são uma realidade possível para você, mas para alcançá-la há que se percorrer um caminho.
Simplificar esta estrada é nossa missão do dia, ou melhor, de todos os dias. Por se tratar de uma relação de trabalho entre estrangeiros, existem trâmites que antecedem essa concretização. Fica com a gente nas próximas linhas que vamos te contar o que precisa ser feito.
CUSTO DE VIDA VS SALÁRIO MÍNIMO NA ESPANHA
Entender a relação entre o salário mínimo oferecido e o custo de vida é o passo número um para entender se o sonho de trabalhar na Espanha faz sentido para você.
Em 2023, o mínimo recebido chegou a 1080 euros por mês ou 36 euros por dia. O que implica dizer que é possível sim se manter bem em solo espanhol.
Importante dizer que para ter o orçamento em dia, você precisa escolher bem a região que vai morar. O custo de vida em lugares mais distantes do centro costuma ser menores e, portanto, trata-se da melhor escolha para um começo.
Dessa forma, fica fácil aproveitar as benesses de toda a infraestrutura oferecida em terras espanholas sem pesar no bolso. Afinal, você precisa estar bem para viver os eventuais tropeços naturais na fase de adaptação.
Agora que você já entendeu que é possível viver com o menor pagamento aceito legalmente na Espanha, vamos ao que precisa ser feito para conseguir a vaga tão quista.
PREPARANDO O TERRENO ¿HABLAS ESPAÑOL?
Sabia que a maioria dos espanhóis não falam outra língua? Este é um fato que encontra uma resposta no fato da língua castelhana ser a terceira mais falada no mundo, comercialmente falando. Então, para que a sua futura relação de trabalho flua bem, é importante que você deslanche no idioma. Afinal, você quer ser bem visto e conseguir trabalhos ainda melhores que o inicial.
Para estar regular e não ter complicações capazes de desfazer todos os esforços envolvidos é preciso cumprir com pré-requisitos impostos pelo governo espanhol. Dentre eles:
– Não ter antecedentes criminais;
– Ter passaporte válido;
– Cumprir os requisitos para entrar na União Europeia;
– Estar regular em território espanhol.
– Para as vagas que pedirem comprovação de escolaridade, é necessário fazer a homologação, que por sua vez, pede que os documentos estejam traduzidos por um tradutor público e apostilados.
VISTOS E AUTORIZAÇÕES NECESSÁRIAS PARA TRABALHAR
Para trabalhar legalmente na Espanha, além de cumprir as exigências acima, você precisa se enquadrar num dos grupos abaixo:
– Ter nacionalidade espanhola e/ou de qualquer outro da União Europeia – sendo cidadão espanhol podemos lhe assessorar na emissão do dni (documento nacional de identidade de um espanhol). Sendo cidadão europeu se faz necessário tramitar o certificado de residência de europeu na Espanha.
– Ter autorização de residência legal na Espanha.
– Ter vistos e autorização de trabalho, por conta própria ou por conta alheia – o primeiro, para os que desejam empreender. O segundo, para os que conseguirem contrato de trabalho.
– Ter visto de estudante ou autorização de estadia para estudante – para cursos de formação profissional e cursos superiores a autorização de trabalho é automática desde a reforma do regulamento de estrangeiros que entrou em vigor no passado mês de agosto de 2022.
Escolher a autorização de permanência que melhor se encaixa o seu perfil, passar por uma assessoria que entenda sua especificidade e, a partir disso, use seu poder de articulação para viabilizar a apresentação da sua solicitação.
Hoje começamos uma série de conteúdos que pretendem te ajudar a trabalhar legalmente na Espanha. As dicas acima são os primeiros passos indispensáveis para ter sucesso nessa busca. As próximas perguntas a serem respondidas são: existem vagas para brasileiros? Quais as principais plataformas para encontrar um emprego na Espanha? Quais os pré-requisitos mais valorizados por empregadores espanhóis? Aguarde!
Se você está mais avançado no processo de decisão de trabalhar na Espanha, certamente precisa de ajuda para planejar essa transição. Nós da Espanha Fácil estamos aqui para te ajudar com toda a documentação necessária bem como na busca por um emprego em solo espanhol.
¡Hasta luego!