Agora iniciamos uma parte da nossa série em que nos debruçaremos a entender os vistos relacionados a trabalho na Espanha. A começar pelo visto de residência e trabalho na Espanha para profissional altamente qualificado. Trata-se de uma autorização para estrangeiros que não possuem nacionalidade espanhola nem europeia, e que irão trabalhar em um posto de trabalho técnico ou que tenha determinada experiência trabalhista.
Está pensado para diretores ou gerentes com equipe a cargo, ou também para postos de trabalho que exigem determinada formação universitária.
Qualquer empresa pode ter um profissional altamente qualificado?
Em relação à empresa contratante, também tem as suas particularidades, a empresa que deseja contratar um profissional altamente qualificado deve ser:
– Uma grande empresa ou;
– Uma empresa dentro de um grupo de empresas ou;
– Uma PYME de um setor estratégico para Espanha ou;
– Uma empresa que desenvolva um projeto de interesse geral.
Existe uma exceção caso a empresa não se enquadre em nenhum dos casos anteriores, que é a contratação de um graduado ou pós graduado de uma Universidade de negócios com prestígio na Espanha.
Esse tipo de visto buscar trazer talentos para Espanha e aumentar assim a economia do país.
O visto de trabalho para profissional altamente qualificado terá uma validade de 3 anos, podendo ser renovado, em caso de renovação, por mais 2 anos. Lembrando que os brasileiros depois de 2 anos de residência legal e continuada na Espanha podem solicitar a nacionalidade espanhola.
Com esse visto, está permitido trazer como acompanhantes marido/esposa e filho(a)s.
Como é feito o visto de profissional altamente qualificado?
O visto é feito em 3 etapas:
1ª é a solicitação na Espanha, prazo de resolução de até 20 dias úteis após apresentação;
2ª etapa no Consulado da Espanha no país onde reside;
3ª etapa na Espanha, que é a confecção/emissão da TIE (tarjeta de residência na Espanha).
Existe também a possibilidade de ser solicitado diretamente na Espanha, estando em estancia legal, seja como turista, ou como estudante.
A autorização para profissional altamente qualificado é concedido e vinculado com a empresa contratante, dessa forma se você encontra uma oferta de trabalho melhor, se te demitem ou diretamente deixa de trabalhar com a empresa pela qual foi concedida a autorização de trabalho, deve ter em consideração que perderá a autorização de residência e trabalho na Espanha, não podendo renová-la. Terá 30 dias para fazer a notificação e em caso de encontrar uma nova oferta como trabalhador altamente qualificado, fazer uma nova solicitação ou modificar para outro tipo de residência/trabalho na Espanha.
A solicitação na Espanha é feita de forma 100% online (de forma telemática). Se você se enquadra nesse perfil e tem uma oferta/contrato de trabalho com alguma empresa na Espanha, entre em contato com a Espanha Fácil, somos especialistas nesse tipo de solicitação e será um prazer poder te assessorar. No próximo post vamos falar de outro visto que pode te ajudar a trabalhar na Espanha, fique ligado(a)!