O início do verão, a chegada de turistas internacionais e o relaxamento das restrições na indústria hoteleira empurraram o setor durante o mês de junho para níveis nunca inéditos em duas décadas. O índice PMI atingiu 62,5 pontos em no último mês, dois acima do que os especialistas esperavam. A marca superou os 59,4 pontos de maio.
O PMI é um indicador da economia, elaborado através de um inquérito aos gestores de compras de 350 empresas espanholas de serviços. Eles devem avaliar de 0 a 100 a evolução da sua atividade comercial em relação ao mês anterior. Um número acima de 50 indica um aumento nas vendas e, abaixo, uma contração.
A consultoria garante que os setores que mais se beneficiaram com a melhora nas vendas foram a hotelaria e os transportes, dois segmentos ligados ao turismo. Esta melhoria é explicada pela abertura das fronteiras espanholas no dia 7 de junho aos turistas internacionais e pelo bom índice de vacinação em Espanha, que fez com que os níveis de reservas superassem os números de 2019, na última semana de junho antes da pandemia. A maior queda mensal no número de desempregados em 25 anos também influenciou.
Fonte: El País