Em meio a pandemia do Covid-19, ainda existem trabalhos que pagam altos salários mesmo com as mudanças no dia a dia laboral como a prestação de serviço pelo “home office”. O golpe que atingiu a economia paralisou as contratações e muitas empresas tiveram que recorrer ao ERTE para minimizar o impacto. Também transformou de forma decisiva os hábitos e costumes dos consumidores, obrigando as empresas a modificarem suas estratégias.
Devido a esses dois fatores, os salários para todos os tipos de empregos mudaram significativamente. Alguns salários caíram drasticamente, enquanto empregos como e-commerce, analistas, auditores ou logística tiveram uma forte recuperação, criando um novo panorama trabalhista na Espanha em relação a antes da pandemia que mudou o mundo.
O setor de compras e logística, e-commerce, telecomunicações e empresas farmacêuticas passarão por um momento de aumento dos salários. Especialistas afirmam que esses setores conseguiram manter sua atividade durante o período de reclusão e são os únicos em que pode haver aumento de salários em alguns cargos nos próximos meses. Alguns vão crescer porque a procura é muito elevada e outros porque são fundamentais para a transformação digital do setor ou porque são necessários para enfrentar a crise da saúde.
No que diz respeito à logística, este setor teria sido favorecido pelas novas necessidades das empresas em estar perto do cliente e automatizar processos. Devido a isso, as empresas vão oferecer mais dinheiro para conseguir trabalhadores e, principalmente, com cargos de gestão para liderar as mudanças com o Covid-19. Este último aumentará a sua remuneração para receber salários entre 56.000 e 65.000 euros.
O e-commerce já superou a barreira dos 2% nas contas das empresas. Por isso, os salários dos especialistas em big data podem subir. Concretamente, os consultores poderão ganhar mais de 46.000 euros, enquanto os responsáveis por este ramo do negócio verão o seu rendimento crescer para 76.000 euros.