A Coca-Cola European Partners inaugurou a maior fábrica da Europa em Sevilha com um plano de aumentar em 20% a capacidade de produção, que hoje é de 740 milhões de litros de refrigerante ao ano.
Com um investimento de 48 milhões de euros, a fábrica da capital andaluza, que começou a ser construída em 1997, conta hoje com 190.000 metros quadrados e emprega 450 colaboradores. Com isso, já está entre as três primeiras por volume de produção junto com as de Wakefield e Edmonton, do Reino Unido. O crescimento de Sevilha ocorre em paralelo com o fechamento da fábrica de Málaga, planejado desde antes da pandemia.
A fábrica, que já fabrica 25% de todo o consumo de produtos da Coca-Cola na Espanha, tem onze linhas de produção: três para vidro, três para PET, três para latas e possui um armazém robótico de última geração com capacidade para 100.000 engradados.
A Coca-Cola sempre quis desenvolver um modelo de negócio sustentável e que acrescente valor ao território. Dessa maneira, a fábrica de Sevilha conta com 80% de fornecedores locais. Além disso, a empresa tem um plano ecológico com políticas já estabelecidas para minimizar o impacto das atividades da fábrica no meio ambiente reduzindo, desde 2010, o consumo de água em 21,4% e de energia em 31,7%.
O Ministro da Fazenda, Indústria e Energia da Junta de Andalucía, Juan Bravo, destaca a confiança da Coca-Cola na cidade de Sevilha: “A indústria andaluza está fervendo e grandes empresas como a Coca Cola European Partners tem a Andalucía como referência, o que demonstra a riqueza e o potencial das terras a nível industrial”.
A Coca-Cola European Partners tem atualmente 4.300 funcionários na Espanha e possui, além da planta sevilhana, fábricas em La Coruña, Bilbao, Barcelona, Valência e Tenerife.