A empresa biofarmacêutica Nasus Pharma lançou o “Taffix” nas farmácias espanholas. É um spray nasal em pó que, de acordo com a empresa, bloqueia a entrada de até 99,99% dos vírus respiratórios, inclusive o SARS-CoV-2, na cavidade nasal, oferecendo proteção por até cinco horas.
Os testes de laboratório com humanos incluíram um experimento para testar sua eficácia na eliminação de vírus. Os resultados mostraram que o spray reduziu o risco de infecção por Covid-19 em 78%. Nesse sentido, a cofundadora e CEO da Nasus Pharma, Dra. Dalia Meggido, alerta que o ‘Taffix’ não é um substituto para as máscaras, mas sim uma camada adicional de proteção, que é particularmente útil em ambientes de alto risco, como transporte público, lojas, shows e locais fechados em geral. A doutora Meggido acrescenta ainda que enquanto se aguarda a implantação planejada das vacinas, é importante continuar fazendo todo o possível para evitar a disseminação do coronavírus.
Em um estudo prospectivo, 243 membros de uma comunidade de alto risco em uma cidade israelense receberam ‘Taffix’ e foram solicitados a usá-lo, de acordo com as instruções e junto com máscaras, durante os dois dias de celebração e nos 14 dias seguintes.
Ao todo, 81 pessoas usaram regularmente, conforme orientação, 160 optaram por não usar o spray e duas usaram de forma intermitente. Após duas semanas, apenas 2,4% dos usuários do ‘Taffix’ haviam sido infectados com Covid-19, em comparação com 10% dos que não usaram o spray, uma redução de 78%. Durante o mesmo período, a taxa de infecção em toda a cidade aumentou 60% e, além disso, nenhum efeito colateral foi relatado. A principal investigadora do estudo, a professora Barbara Mann, afirmou que, até o momento, “é a primeira vez que qualquer medida para prevenir a infecção pelo Covid-19, além do uso de máscara, se mostrou eficaz”.