A Comunidade de Madrid continua este ano com o grande esforço para modernizar, com uma aposta clara nas novas tecnologias, um serviço tão essencial para os cidadãos como o da Administração da Justiça da região. Por isso, o governo regional fornecerá, ao longo de 2021, 4.000 laptops aos funcionários dos tribunais de Madrid. O Ministro da Justiça, Interior e Vítimas, Enrique López, entregou hoje um primeiro lote desses equipamentos de informática: 70 laptops com conexões seguras, a funcionários da comarca de Alcalá de Henares.
Como explicou López, a possibilidade de usufruir da modalidade de teletrabalho com estes portáteis terá um impacto positivo nos madrilenos, uma vez que um serviço tão indispensável como a Administração da Justiça não ficará paralisado perante situações temporárias como confinamento como o causado no ano passado devido ao Covid-19, ou pela recente tempestade Filomena, que impediu muitos trabalhadores da região de acessar seus centros de trabalho por vários dias. Além disso, irá facilitar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar entre a força de trabalho dos tribunais de Madrid.
Os 4.000 laptops que a Comunidade entregará ao longo de 2021 aos funcionários da Administração da Justiça somam-se aos mais de 1.600 que o Governo de Madrid já colocou à disposição de todos os magistrados, juízes, promotores e advogados da região para que possam trabalhar à distância em caso de necessidade.
Em relação à alternativa do teletrabalho – que também favorece a conciliação familiar e laboral-, no final de 2020, na Comunidade de Madrid o volume de efetivos da Administração da Justiça com possibilidade de usufruir desta modalidade subiu para 30% graças ao o fato de o executivo regional já lhes ter fornecido licenças digitais para ferramentas que permitem a esses profissionais das repartições judiciárias o acesso remoto aos sistemas corporativos.